04/07/2017 16h13

Ocupação Social: aulas de música têm início em Colatina

"É uma oportunidade que eu e todo o bairro estávamos esperando", disse a jovem Rebeca Almeida Lauro, 13 anos, moradora de Ayrton Senna, durante a aula inaugural do Fames nas Comunidades, em Colatina. O projeto leva aulas gratuitas de canto, percussão e violão às comunidades atendidas pelo Programa Ocupação Social, com 180 vagas por bairro, chegando a 2,7 mil oportunidades em 2017.

Para o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, é papel do poder público levar as chances até quem mais precisa. "Nós garantimos as oportunidades para que todos tenham mais chances de alcançar seus objetivos e de conquistar mais etapas na vida. O Ocupação Social leva educação, qualificação, esporte, cultura, música, renda e capacidade socioemocional para alcançar seus sonhos", salientou o secretário.

A aula inaugural também contou com a presença da comunidade de Ayrton Senna, ao lado do prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli; dos secretários municipais de Educação, Jussara Richa, e de Assistência Social, José Gomes de Souza; e dos vereadores Jolimar Barbosa, Adeuir, Felipe, Joarez Fadini e Tom.

Talentos

"Música é o que garante a harmonia em todos os importantes momentos da vida. Sempre há música perto de nós, o que prova o tamanho da importância desse projeto, que busca nas comunidades os talentos ocultos, para que sejam apresentados à sociedade, fazendo parte dos nossos momentos", afirmou o prefeito Meneguelli.

O evento também contou com a participação do grupo Visão Noturna, formado por alunos do professor Felipe Matos, todos com deficiência visual. Felipe será o professor das aulas de canto, de violão e de percussão, em Ayrton Senna.

As aulas serão nas segundas-feiras, manhã e noite, e terças-feiras, de tarde. Interessados em se inscrever nas vagas remanescentes podem comparecer à Incubadora Empresarial de Colatina (Inecol), durante os horários das aulas.

Ação

O projeto Fames nas Comunidades vai começar as atividades em mais três bairros. Nesta quarta (05), às 15h, em Interlagos, Linhares; na quinta (06), às 16h30, em Flexal II, Cariacica; e no dia 10 de julho, em Nova Rosa da Penha, às 18h.

As aulas são ofertadas pela Faculdade de Música do Espírito Santo, em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e faz parte das ações do Programa Ocupação Social. Atualmente, há 900 vagas com inscrições abertas para cinco deles.

Ocupação Social

O Programa tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídio entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.

São 25 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas. Já são 10 mil oportunidades confirmadas para o ano de 2017.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça