06/07/2017 11h50 - Atualizado em 06/07/2017 13h10

Ocupação Social: aulas de música do Fames nas Comunidades começam em Linhares

As aulas de música do Fames nas Comunidades começaram em mais um bairro do Ocupação Social, dessa vez em Interlagos, no município de Linhares. Agora, com esta nova oportunidade, que começou nessa quarta-feira (05) e vai durar cerca de um ano, 180 alunos vão ter aulas de voz, violão e percussão. A intenção é levar a música para mais perto da realidade dessas crianças e jovens e ajuda-los a transformar suas realidades.

Com auditório lotado, quem fez a abertura do evento foi o coral de um outro projeto que acontece no bairro, o Fames nas Escolas. Em seguida, o aluno Leonan, de 12 anos, falou para toda a plateia sobre sua experiência com o projeto Arte e Cultura, um dos contemplados pelo edital da Secult. Ele contou como é participar das aulas da dança e circo: "Antes eu era todo duro, não sabia dançar, ficava na rua sem nada pra fazer, mas agora, com as oficinas de dança, eu passo as minhas tardes me divertindo, aprendendo a dançar e tenho até aulas de circo".

Outras duas crianças que estão inscritas para as aulas de música são Maria Clara Barreto e Kemilly Gonçalves Hupp, ambas com 11 anos. As duas têm histórias semelhantes, Maria Clara gosta muito de cantar e já faz aula de violão, mas quando sua mãe lhe falou do Fames nas Comunidades, ela pediu para ser matriculada nas aulas de voz. Já a Kemilly faz aulas de canto e quer aproveitar a oportunidade para aprender a tocar violão. As duas disseram que estão ansiosas para começar!

Para o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu a música tem um incrível poder transformador. “Ela é capaz de transformar a gente, lapidar o caráter, dar disciplina e desenvolver nosso senso de responsabilidade social e nossas habilidades socioemocionais. Não deixem que ninguém diga a vocês que não podem ou não vão conseguir alcançar seus sonhos. Cada um é responsável pelo ambiente em que vive e a musica é uma ferramenta poderosa de transformação. De mudança. Aproveitem essa oportunidade”, enfatizou.

O diretor geral da Fames, Paulo Pelissari, complementou falando da importância da música não só como forma de arte, mas como meio de vida: “Musica, além de cultura e arte, pode ser um modo de se ganhar dinheiro e movimentar muito a economia. Ela pode mudar vidas em todos os sentidos, e é com isso que contamos, e é para isso que trabalhamos".

O prefeito Guerino Zanon também esteve no evento e agradeceu a iniciativa do Governo do Estado: "Agradecemos imensamente ao governador e toda a sua equipe por trazerem o programa para dois de nossos bairros, com ações inovadoras. O Governo do Estado identificou que poderíamos mudar a maneira de fazer inclusão social, substituindo o uso da ocupação pela força policial. Levando melhorias na qualidade dos serviços à sua população é possível mudar a realidade desses bairros e do nosso município", finalizou.

Também estiveram presentes a subsecretária de Ações Estratégicas da Sedh, Gabriela Lacerda, os secretários municipais de Linhares de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, de Administração, Marcio Machado, de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, de Seguranca Pública, coronel Jones Matos, os vereadores Gean Menezes, Tarcísio Silva, Jelson Suave, Rosinha Santos, Rogerinho do gás, Joel Celestrini, além de líderes comunitários, pais, alunos e professores.

Ação

O projeto Fames nas Comunidades vai começar as atividades em mais dois bairros. Nesta quinta (06), às 16h30, em Flexal II, Cariacica; e no dia 10 de julho, em Nova Rosa da Penha, às 18h.

As aulas são ofertadas pela Faculdade de Música do Espírito Santo, em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e faz parte das ações do Programa Ocupação Social. Atualmente, há 900 vagas com inscrições abertas para cinco deles.

Ocupação Social

O Programa tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídio entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.

São 25 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas. Já são 10 mil oportunidades confirmadas para o ano de 2017.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça