Nova composição do Conselho LGBT+ é empossada
Foram empossados na tarde desta terça-feira (16), os novos conselheiros e conselheiras do Conselho Estadual LGBT+ (CLGBT+) para o biênio 2025–2027. O Conselho conta com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público. Resultado do trabalho amplo de articulação desenvolvido no Estado, o conselho passa por uma renovação em seu colegiado e, de forma inédita, entidades das regiões norte e noroeste passam a participar, trazendo a pauta LGBTQ+ dentro das suas realidades regionais, fortalecendo a capilaridade, a representatividade e a legitimidade do controle social das políticas públicas LGBTI+ no Estado. A cerimônia integrou a programação da Semana Estadual de Direitos Humanos.
Depois do ato de posse que contou com a presença da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e do representante do Ministério Público, Dr. Franklin Gustavo, aconteceu a eleição de Fabiana Oliveira de Carvalho, que assume a presidência, e Filipe Costa Vieira, eleito vice-presidente. A nova presidenta é a segunda mulher a presidir o conselho e a primeira da região sul do Espírito Santo. Em fevereiro, serão eleitos os outros membros da diretoria.
Com caráter consultivo e deliberativo, o Conselho é um espaço de diálogo permanente entre o Estado e a sociedade na construção de políticas públicas inclusivas e democráticas.
Ações
O Conselho tem atuação importante no Estado. Neste ano, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), realizou a maior Conferência Estadual LGBT da história do Espírito Santo, com a participação de representantes de 70% dos municípios capixabas, configurando-se também como uma das maiores conferências do país em proporção e representatividade.
Vale destacar as ações estruturantes da gestão, como a realização do I Encontro Estadual de TransVivências, a elaboração de materiais gráficos informativos, a instituição e o fortalecimento da Comissão Intersetorial do Plano Estadual LGBTI+, além da eleição do Conselho Estadual LGBT com o maior número de inscritos já registrado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz