23/07/2020 18h43

Membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa tomam posse

Membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI) tomaram posse, na tarde desta quinta-feira (23), em uma solenidade de recondução (biênio 2019-2021). Em razão das medidas contra o contágio do novo Coronavírus, esta foi a primeira vez que um conselho integrado à Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) teve sua cerimônia de posse de forma totalmente on-line.

Ao todo, foram empossadas 42 pessoas, entre elas representantes de entidades civis e governamentais. A solenidade foi conduzida pela gerente de Promoção de Direitos e Cidadania, Aline Passos.

Na ocasião, a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância do Conselho para a garantia dos direitos das pessoas idosas.

“É um período de desafio para todas e todos nós. Superando alguns obstáculos, o Conselho da Pessoa Idosa realiza a primeira posse virtual da Secretaria de Direitos Humanos. Esse é um registro histórico. O Governo tem compromisso com o Conselho e reconhece como um importante espaço de participação popular e de controle social. Precisamos parabenizar o trabalho de vocês e é bom lembrar que ano passado realizamos a conferência, que foi linda, um marco. Eu sei a luta que vocês tiveram para essa recondução, que mostra como vocês são fortes, unidos, e como essa assembleia é respeitada”, disse Nara Borgo.

A presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Augusta Scardua, ressaltou que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus, o Conselho tem conseguido manter suas reuniões.

“O Conselho, cumprindo com o seu papel, fez algumas regulamentações para atender à população idosa dentro dessa triste situação que vivemos hoje, que tem sido cada vez mais agravante. Temos feito o nosso trabalho com responsabilidade e seriedade e para além das reuniões mensais. Por exemplo, temos acompanhado o monitoramento feito pela Defensoria Pública nas instituições de longa permanência para casos de Covid-19, entre outras situações, visando a garantir os direitos da pessoa idosa”, explicou Augusta Scardua.

Confira a composição do CEDDIPI, período 2019/2021

Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo - DP/ES

Titular: Hugo Fernandes Matias

Suplente: Maria Gabriela Agapito da Veiga Pereira da Silva