28/09/2020 18h56

GTI-Pop Rua se reúne com gestores de Minas Gerais para debater sobre população em situação de rua frente à Covid-19

O Grupo de Trabalho Intersetorial sobre a População em Situação de Rua (GTI-Pop Rua), coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), realizou reunião com uma equipe do Governo do Estado de Minas Gerais, na última semana. O objetivo foi discutir políticas públicas para as pessoas em situação de rua frente à pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Participaram da reunião a coordenadora de Políticas para a População em Situação de Rua da Secretaria de Direitos Humanos, Neiriele Marques; além de outros membros do GTI: Andressa Tavares, da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); Sandra Mara, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Júlio Moraes, da Secretaria da Saúde (Sesa); e Keila Ribeiro, do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). Por parte do Governo de Minas Gerais, participaram a coordenadora de Direitos da População em Situação de Rua, Luísa Lima; a assessora técnica da Coordenadoria, Jéssica Isabel; e o integrante da equipe Cléber Leonardo de Souza.

Neiriele Marques explicou que o diálogo com Minas Gerais serviu para trocar informações sobre a atuação dos dois Estados junto à população em situação de rua, nos últimos meses. “Foi muito importante esse momento de aproximação com outro Estado, para a implantação e articulação de políticas públicas ou para aprimorar nossas ferramentas”, disse a coordenadora.

Durante a reunião, foi feita a proposta da realização de um webinário aberto ao público, em data ainda a ser marcada, para debater sobre políticas públicas para a população em situação de rua na pandemia no Espírito Santo e Minas Gerais.

 

Grupo de Trabalho Intersetorial

O Grupo de Trabalho Intersetorial sobre a População em Situação de Rua (GTI-Pop Rua) foi instituído pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da publicação da Portaria Nº 46-S, no Diário Oficial do Estado. Foi criado para fortalecer a implantação e articulação de ações que atendam a essas pessoas em vulnerabilidade ante à pandemia da Covid-19.

Coordenado pela SEDH, o grupo se reúne desde o mês de março, quando a pandemia começou no Espírito Santo.

Também participam do grupo representantes de movimentos de pessoas em situação de rua e Organizações da Sociedade Civil, que desenvolvem ações com essa população na perspectiva dos direitos humanos.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras