14/10/2016 10h08 - Atualizado em 18/10/2016 17h16

Governo lança edital de cultura e arte para o Ocupação Social

Mais oportunidades aos jovens moradores dos bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social. As Secretarias de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e de Cultura (Secult) lançaram um edital para selecionar 25 projetos de cultura e arte, no valor total de R$ 1 milhão. O evento aconteceu no final da tarde dessa quinta-feira (13), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória.

O objetivo é premiar 25 projetos que fomentem ações de formação cultural e artística nos bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social. Cada projeto vai receber R$ 40 mil para desenvolver as atividades, sendo aprovado pela comissão julgadora um projeto por bairro.


O governador Paulo Hartung reafirma que o desenvolvimento e fortalecimento de políticas sociais é prioridade no Governo. “É muito clara a necessidade de avançarmos nas políticas sociais em nosso Estado e no País. Não podemos sobrecarregar as instituições policiais, o sistema prisional e os demais poderes envolvidos. Precisamos de políticas complementares e focalizadas. Nosso objetivo é atingir jovens que não estudam e não trabalham e auxiliar na mudança de comportamento e no atendimento das expectativas de progresso na vida. O foco é dialogar com instrumentos de interesses deles e conectados com a cultura de paz”, destaca o governador Paulo Hartung.


Para o secretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio Pompeu, investir em cultura e arte não é brincadeira, é também um incentivo ao social e à economia. “O que queremos com esse edital é valorizar os sonhos daqueles que mais precisam e a quem as oportunidades não chegam. Incentivar a juventude das áreas mais necessitadas a desenvolverem projetos culturais é alavancar a autoestima desses que são o presente da nação, é mostrar a eles que são capazes de transformar suas realidades e mudar vidas, não só as suas, mas também da sua comunidade”, concluiu.


O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, reforçou a importância deste edital para os bairros do Programa Ocupação Social: “Este é um trabalho iniciado há quase um ano, com o objetivo maior de levar construção de cultura e arte aos jovens dos bairros mais vulneráveis do Estado, criando oportunidades por meio de uma parceria inovadora com os direitos humanos, desenvolvendo políticas que promovam o empoderamento do jovem”, completou.


Edital


Podem participar pessoas físicas, com idade igual ou superior a 18 anos, coletivos formados por duas pessoas ou mais e instituições sem fins lucrativos. Cada participante poderá inscrever somente um projeto. As inscrições podem ser feitas a partir da próxima semana, com 30 dias corridos de prazo para entregar o projeto na Secult.


Durante esse período serão realizadas oficinas de capacitação nas comunidades. A começar na próxima segunda-feira (17), com ações agendadas para os bairros Feu Rosa e Vila Nova de Colares, na Serra.


“Vamos até os bairros para conversar com quem faz cultura nessas comunidades. Queremos que as ações sejam pensadas e desenvolvidas por e para eles, acreditando no empoderamento desses jovens por meio da cultura e da arte”, explicou Júlio Pompeu.


Para participar do processo é necessário cumprir com todos os requisitos e documentos exigidos no edital, disponíveis no site www.secult.es.gov.br a partir desta sexta-feira (14).


O edital de Projetos de Cultura e Arte para os bairros do Ocupação Social é uma ação do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura). Mais informações nos telefones 3636-1329 ou 3636-7116.

EDITAL

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura (Secult)
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: (27) 3636-7111 / 99808-7701 / 99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh)
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
suellen.barone@sedh.es.gov.br
maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br / seae.comunicacao@gmail.com
Tels.: (27) 3636-1429 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
Facebook: OcupacaoSocialES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras