19/06/2020 08h25

Governo do Estado se reúne com representantes da Unidade Negra Capixaba

Governo recebeu representantes da Unidade Negra Capixaba no dia 17 de junho

Representantes de diversas secretarias do Estado se reuniram com representantes da Unidade Negra Capixaba de Combate à Covid-19 (UNCC-19), nestas quarta (17) e quinta-feira (18). Os encontros ocorreram de forma presencial e virtual, com a articulação da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). O objetivo foi avançar no diálogo com o grupo, que apresentou sugestões de medidas de combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) em meio à população negra.

 

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, lembrou que o Governo, ao receber as demandas do movimento, prontamente deu início ao trabalho de articulação: “No momento em que recebemos o documento, nós da Secretaria de Direitos Humanos começamos a estudar e a já fazer articulações com as outras secretarias que têm relação com as ações propostas. Já fizemos duas reuniões e agora vamos iniciar os grupos de trabalho para que, dentro das possibilidades do Estado, possamos implementar políticas públicas que vão garantir os direitos da população negra neste momento de pandemia, mas também a médio e longo prazos”, disse.

 

A primeira reunião foi realizada nessa quarta-feira (17), no Centro de Comando e Controle (CCC), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória. Observando todas as recomendações de saúde e distanciamento social, cinco representantes da UNCC-19 foram recebidos pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Cerqueira, e puderam acompanharam a organização do Governo no combate à doença.

 

Nesta quinta-feira (18), a reunião ocorreu de forma on-line, com a participação de quinze representantes da UNCC-19 para tratar da formação de Grupos de Trabalho (GT) com o Governo do Estado. Entre as demandas apresentadas pela UNCC-19 encontram-se a proteção à população negra com especial atenção às dificuldades de quem vive nas periferias, comunidades quilombolas e grupos ligados às religiões de matriz africana.

 

A sugestão da UNCC-19 é a formação de Grupos de Trabalho nas áreas da saúde, assistência social, educação, ciência e tecnologia, habitação, mobilidade urbana e segurança pública. O assunto volta a ser discutido em reunião na próxima semana.

 

Representante da UNCC-19, Luiziane Guedes entende que “as demandas relacionadas à pandemia e seus efeitos na população negra são emergenciais. Estamos no centro da questão da contaminação e das mortes. Assim, os encaminhamentos precisam ser também emergenciais”. Para a representante, o trabalho junto ao Governo do Estado é o início de uma caminhada para ações efetivas de mitigação dos efeitos da pandemia na população negra capixaba.

 

A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da SEDH, Edineia de Oliveira, acompanhou os trabalhos e explicou quais serão os próximos passos:

 

“Já estamos no processo de construção da minuta dos GTs, que terão a participação das secretarias solicitadas no documento, divididos por eixos para atender de maneira mais eficiente e célere. O papel da Gerência é de ser um articulador fundamental nesse processo e de contribuir efetivamente para o desenvolvimento e a execução das demandas pensadas e solicitadas por esse grupo”, pontuou.

 

Também estiveram presentes na reunião virtual, o subsecretário de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Wilton Pires Junior; a gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola, Valquíria Santos Silva; o assessor Técnico da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Isomar Vidal Henrique; a superintendente Adjunta Estadual de Comunicação Social, Raphaella Navarro; o gerente de Regulação e Ordenação do Sistema de Saúde Secretaria de Saúde, Cristiano Araújo; a referência técnica de Promoção de Equidade da Secretaria de Saúde, Júlio Cesar de Moraes; o secretário Executivo da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Marcelo Siano Lima; e o presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Rosemberg Moraes Caitano.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras