29/07/2020 13h28 - Atualizado em 29/07/2020 13h30

Fórum de Enfrentamento à Violência promove evento virtual sobre desafios das mulheres do campo na pandemia

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio do Fórum Estadual Permanente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, promove o evento “Escuta Ativa – Mulheres do Campo”, que acontece de forma virtual, nesta quinta-feira (30), das 14h às 16h.

O evento é voltado para trabalhadoras rurais e integra uma série de encontros virtuais com diferentes grupos. Serão abordados os assuntos e relatos que envolvem as possíveis situações de violência contra as mulheres e outros desafios identificados neste período de distanciamento social, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.

A subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres e presidenta do Fórum, Juliane Barroso, explicou que esse será um momento de escuta e coleta de informações.

“Em decorrência da pandemia, as atividades das Unidades Móveis de Enfretamento à Violência contra as Mulheres do Campo foram suspensas. Mas, a Comissão de Monitoramento manteve a agenda regular de reuniões por meio on-line. A ideia surgiu a partir das discussões do grupo, que pontualmente compartilhava situações vivenciadas pelas mulheres do campo. O Fórum Permanente é composto por várias organizações com diversas realidades de mulheres. Nosso propósito com o encontro é conhecermos mais sobre os impactos da pandemia do novo Coronavírus junto às trabalhadoras rurais, com destaque para as situações de violência doméstica, e elaborarmos um diagnóstico”, explicou Juliane Barroso.

Como expositoras no evento, foram convidadas mulheres representantes dos sindicatos de trabalhadores rurais de Afonso Cláudio, Aracruz, Colatina, Iconha, Linhares e Santa Maria de Jetibá. Haverá também um momento de discussão em que outras participantes poderão contribuir contando suas vivências. 

A relevância do evento foi destacada pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo: “É importante mantermos todas as atividades que podem ser realizadas nesse período, nem que seja virtualmente. Se a Unidade Móvel não pode circular, é preciso encontrar alternativas para continuar o diálogo, o trabalho e a troca de informações com as mulheres do campo sobre os impactos da Covid-19, principalmente com relação à violência doméstica”, disse.

Em razão da pandemia da Covid-19, o evento vai ocorrer de forma on-line, por meio da plataforma Zoom. Para participar, basta acessar este link nesta quinta-feira (30), às 14 horas.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras