20/04/2017 15h49 - Atualizado em 20/04/2017 16h18

Estado realiza capacitação de servidores para ampliar acesso ao ID Jovem

Gestores, servidores municipais e outros atores de políticas públicas de juventude, junto com representantes da sociedade civil, participaram, na manhã desta quinta-feira (20), da oficina de capacitação do Programa ID Jovem, do Governo Federal. A ação foi desenvolvida em parceria da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).


“Precisamos avançar no número de jovens inscritos no programa, e que podem ser beneficiados com os serviços garantidos pelo ID Jovem. Aqui no Espírito Santo, dos mais de 200 mil jovens possíveis de usar o serviço, apenas 400 se cadastraram”, explicou o coordenador do Programa ID Jovem, Pablo Valente.

Público

O ID Jovem pode ser obtido por homens e mulheres, com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes a famílias com uma renda mensal de até dois salários mínimos e que estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. 


Com o documento em mãos é possível obter um desconto de 50% do valor de ingressos para eventos artístico-culturais e esportivos. Sendo que na hora da compra do ingresso será necessário apresentar o cartão impresso ou na tela do smartphone.


Ainda é possível viajar de graça, com acesso a vagas gratuitas e descontos de 50% no transporte coletivo interestadual, como ônibus, trens e embarcações, desde que seja feita a reserva com até três horas de antecedência. 

Acesso

Para obter o cartão, basta acessar o site do ID Jovem, no https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/, ou baixar o aplicativo oficial e em seguida preencher o cadastro, utilizando o seu Número de Identificação Social (NIS), que pode ser conferido no site https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/validarNis. O número do NIS também está disponível no Cartão Cidadão, no extrato de FGTS e na carteira de trabalho.

 

O ID Jovem tem validade de até 30 dias e, sempre que for usado, deverá ser revalidado ao final do prazo.

Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras