13/03/2023 11h56 - Atualizado em 13/03/2023 11h58

Equipe da prefeitura de Caldas Novas visita três CRJs e aprova trabalho realizado com a Juventude capixaba

A equipe da Prefeitura goiana foi recebida pela secretária Nara Borgo e o sub secretário Jiberlandio Miranda.

Uma equipe da Prefeitura de Caldas Novas, em Goiás, esteve na última semana, no Estado para conhecer o trabalho executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos nos Centros de Referência das Juventudes (CRJs).

O diretor de Juventudes de Caldas Novas, Ray da Silva Nonato, e o assessor da Diretoria de Juventude desse município, Luiz Otávio Nunes Vieira, se reuniram com a equipe da Subsecretaria de Políticas para Juventude (SUBJUV), na tarde da última terça-feira (07). Em seguida, eles visitaram o CRJ Território do Bem, em Itararé, na Capital.

Nesta última quarta-feira (08), a equipe conheceu o CRJ Feu Rosa, na Serra, e o CRJ Aracruz. Na sexta-feira (10), eles se reuniram com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo para conversar sobre as políticas públicas voltadas para as juventudes no Estado.

“Já inauguramos todos os CRJs que planejamos. Eles estão transformando vidas e trazendo mais oportunidades para as nossas juventudes. Esses equipamentos representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga das juventudes que se concretizou. Entregamos também o Plano de Políticas para as Juventudes e o Fundo Estadual”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

“Estamos muito impressionados com os CRJs. O que mais impressionou foi o fato do usuário escolher as atividades da unidade. Aqui temos o que realmente sonhamos em fazer. Ver a coordenação dos CRJs conectada com a comunidade também foi outra coisa importante”, afirmou o diretor de Juventude de Caldas Novas, Ray Nonato.

“Fomos a Brasília conhecer o trabalho com as juventudes, e agora estamos no Espírito Santo. Nosso objetivo é conhecer o projeto e levar o melhor dessa experiência para Caldas Novas. Realmente, o direito de escolha do jovem, o fato da comunidade ser ouvida sobre o que deseja, gera um engajamento melhor”, informou Luiz Octávio.

“Essa troca de experiências é muito positiva. O projeto dos 14 CRJs é pioneiro no Brasil. Temos o maior orçamento voltado para juventudes”, explicou o subsecretário de Políticas para juventudes, Jiberlandio Miranda.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. Mais informações em juventudes.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos