24/05/2023 11h16 - Atualizado em 24/05/2023 11h35

Espírito Santo sedia encontro nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros

A capital capixaba é a sede do VIII Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros.  O evento acontece até esta sexta-feira (26), no auditório da Casa dos Direitos “Advogado Ewerton Montenegro Guimarães”, em Vitória. Realizado pelo Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans), o encontro tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e do Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold).

O objetivo do evento é formar e empoderar lideranças travestis e transexuais negras e negros. A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância do encontro. “Estamos muito felizes em receber em nosso Estado este evento, um momento de formação e diálogo, bem como de encaminhamentos para que cada vez mais as políticas públicas sejam elaboradas para toda população”, afirmou. 

A presidenta do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros, Jovanna Cardoso, destacou a importância de o encontro acontecer no Espírito Santo, onde foi criada, em 1979, a Associação Damas da Noite, primeira associação que reunia prostitutas e travestis deste segmento no Brasil.

“O encontro do Fonatrans traz formação para os membros e as pessoas que têm interesse. Reunimos pessoas de vários lugares do País, com uma programação extensa e bem política. Nosso objetivo é apresentar as nossas lideranças e destacar que travestis e todas as transgeneridades podem viver harmoniosamente com toda a sociedade. Somos pessoas trans e queremos ter direitos iguais a todos”, destacou Jovanna Cardoso.       

Nesta quarta-feira (24), as atividades têm início com diálogos a partir do tema “Empregabilidade Trans. Por onde começar? E educação sexual e sustentabilidade no ambiente de trabalho”, com a participação de Alana Vargas, Gilney Matos e Mika Freitas.

No período da tarde, a partir das 14 horas, o tema será “Saúde Transmasculina e Invisibilização”, com Rudá Gualberto e Cauê Assis, e às 16 horas, será abordada a “Captação de Recursos por onde iniciar a busca ativa”, por Jovana Baby, Bruna Ravena e Bárbara Queiroz.   

A “População Trans Negra. Como facilitar o acesso às Políticas de Saúde”, será tema da primeira conversa desta quinta-feira (25). O diálogo será conduzido por Letícia Carolina e Andressa Sheron. No período da tarde, às 14 horas, a “Juventude Trans Negra” será tema de palestra ministrada por Colle Chritine, Thaylla Vargas e Mikael Ângelo.

Na sequência, o “Envelhecimento da População Trans Negra” será pauta do bate-papo com Sandra Luiza, Jovanna Baby e Beatriz Chaves. Encerrando o dia, acontece o concurso Garota e Garoto Fonatrans. Na sexta-feira (26), às 9 horas, acontece a Plenária de Otimização, aprovação de encaminhamentos e relatórios.

Saiba mais: @fonatrans

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Simone Diniz

(27) 3636-6764 (27) 99309-4008

comunicacao@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras