27/05/2020 13h57 - Atualizado em 27/05/2020 14h02

ES Solidário repassa doação de 250 máscaras laváveis para ação de conscientização em Pedro Canário

Foto: Divulgação/PRF-ES
Policial Rodoviário Federal oferece máscara a motorista durante ação em Pedro Canário

Uma importante ação de conscientização sobre o novo Coronavírus (Covid-19), em parceria com o ES Solidário, ocorreu nessa segunda-feira (25), no município de Pedro Canário, extremo norte do Espírito Santo. O programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), doou 250 máscaras laváveis, que foram distribuídas à população.

A primeira parte da ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Eco101, juntamente com a SEDH, Prefeitura de Pedro Canário e SAMU, ocorreu na BR-101, no trevo de entrada da cidade. Motoristas e pessoas que passavam a pé pelo local foram convidadas a participar. O segundo momento foi na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Manoel Duarte da Cunha, com o objetivo de ajudar famílias de estudantes, sobretudo em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Nos dois momentos foram distribuídas 250 máscaras laváveis que foram doadas através do ES Solidário, além de outras 200 doadas por meio de outras parcerias. Também foram distribuídos frascos de álcool em gel e repassadas orientações às pessoas sobre como se prevenir contra o novo Coronavírus (Covid-19).

O policial rodoviário federal Adriano Bom Jesus, que participou da organização da ação, agradeceu ao programa ES Solidário do Governo do Estado e disse que a população de Pedro Canário ficou muito satisfeita em ter sido contemplada.

“A ação foi ótima e serviu bastante para orientar e convencer as pessoas resistentes. Percebemos que a cidade de Pedro Canário, e também outras, precisam de movimentos assim para convencer as pessoas resistentes, esse é o principal fator. Como exemplo disso, fomos confrontados por um jovem que disse que não seria a máscara que salvaria a vida dele. Tivemos um debate com ele para explicar sobre o uso e também orientar a se manter em casa. O repasse das máscaras pelo ES Solidário foi muito importante, as pessoas olhavam para nós e falavam ‘estão olhando por Pedro Canário’”, falou o policial rodoviário federal.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, acrescentou que essa é uma parceria muito importante para o Espírito Santo, pois chega ao extremo norte capixaba, proporcionando que mais pessoas se informem e se protejam.

“A ação do ES Solidário de enviar máscaras para uma campanha, junto à PRF, de forma a conscientizar as pessoas, é importante para garantir mais saúde e impedir a disseminação do novo Coronavírus. É importante também chegar ao interior do Estado: todos os municípios precisam de orientação e todas as pessoas precisam estar protegidas. É uma contribuição que se faz necessária para que a gente passe por esse momento de forma mais segura”, explicou a secretária Nara Borgo.

O ES Solidário em números

Desde o início do programa, foram arrecadas e distribuídas 8.034 cestas básicas, 3.797 kits de higiene e limpeza, 311 pacotes de fraldas geriátricas, 82 frascos de álcool em gel, 413 máscaras, além de 4.601 itens avulsos. No total, até o momento, famílias de 33 cidades do Espírito Santo foram atendidas pelo ES Solidário.