31/07/2020 12h41

Encontro virtual com gestoras de Promoção da Igualdade Racial marca o ‘Julho das Pretas’

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), realiza um encontro virtual nesta sexta-feira (31), às 18 horas, encerrando o “Julho das Pretas”, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha – 25 de julho. O evento “Gestoras Gepir: Vivências e Trajetórias de Luta na Promoção da Igualdade Racial” vai ocorrer na plataforma Google Meet.

São proponentes do evento três servidoras em cargos de gestão na área de Promoção da Igualdade Racial: Edineia Conceição de Oliveira, gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado; Maria da Penha Gaspar, diretora de Promoção da Igualdade Racial do município da Serra; e Silvana Santos, coordenadora de Políticas dos Direitos da População Negra do município de Vitória. 

Foram também convidadas a terem momentos de fala a técnica adjunta de Igualdade Racial do município de Cariacica, Everaldina Francisca de Lima; e a vice-presidenta do Conselho de Igualdade Racial de Vila Velha, Meryciane Silva de Oliveira. 

A participação no evento é aberta ao público, por meio do link: meet.google.com/sdy-qsbd-hcp.

 

Julho das Pretas”

O mês de julho é marcado como “Julho das Pretas”, dedicado a promover ações e estimular a reflexão sobre o racismo e o machismo enfrentados pelas mulheres negras em todo o mundo, também para mostrar como elas são importantes para a sociedade. 

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho, evidencia toda a luta pela igualdade de gênero e emancipação das mulheres negras. 

A data foi reconhecida em 1992, no 1° Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, realizado na República Dominicana. No Brasil, a data foi estabelecida pela Lei nº 12.987/2014 como Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola e símbolo de resistência e representatividade da mulher negra e indígena no País. 

No Espírito Santo, no dia 25 de julho também é comemorado o Dia Estadual da Mulher Negra, a partir da Lei Nº 10.602 de 2016.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras