17/06/2021 14h53

Educação de Jovens e Adultos é implantada em comunidades terapêuticas vinculadas à Rede Abraço

Foto: Aline Borel/SESD

As comunidades terapêuticas vinculadas à Rede Abraço, programa do Governo do Estado, agora possuem a Educação de Jovens e Adultos, por meio dos Centros e Núcleos Estaduais da Educação de Jovens e Adultos (CEEJA/NEEJA). A inserção desta modalidade de ensino faz parte do processo de reestruturação do programa, com foco na reinserção social. Nestes espaços também já são oferecidos os cursos do Qualificar ES.

O Programa de Ações Integradas Sobre Drogas (Rede Abraço) está inserido na Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e é coordenado pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SESD). A articulação com a Secretaria da Educação (Sedu) para a implantação da modalidade de ensino nas comunidades foi feita pela equipe de Reinserção Social da SESD.

O subsecretário Estadual de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, explicou que um dos objetivos do Plano Geral de Reinserção Social da Rede Abraço é a elevação da escolaridade.

“Em conversa com a Sedu, a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas apresentou a ideia da modalidade CEEJA/NEEJA ser implantada nas comunidades terapêuticas e também houve a apresentação de cada comunidade com seu núcleo ou centro de referência. Dessa forma, foi possível toda a articulação para iniciar o processo de matrícula das pessoas acolhidas”, explicou Lopes.

O CEEJA/NEEJA é uma modalidade de ensino híbrida, pela qual a pessoa acolhida nas comunidades terapêuticas vai poder estudar de forma remota (on-line) e vai até o núcleo ou centro estadual de educação de jovens e adultos somente para fazer as avaliações.

Caso as pessoas acolhidas tenham alguma dúvida com relação ás disciplinas, existem também professores disponíveis na plataforma virtual ou no dia das avaliações, que podem ajudar.

Comunidades terapêuticas

Atualmente são cinco comunidades terapêuticas vinculadas à Rede Abraço. São elas:

• Instituto de Consciência Antidrogas (ICAD), em Afonso Cláudio, onde o NEEJA funciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Cupertino;
  • Associação de Prevenção e Assistência a Dependência Química Luz e Vida, em Vila Velha, onde o NEEJA funciona na EEEFM Agenor de Souza Lé;
  • Projeto Alfa Comunidade Terapêutica (ALFA), em Piúma, que irá atuar em parceria com o CEEJA de Cachoeiro de Itapemirim;
  • Instituto Horta de Vida, em Cariacica, onde o NEEJA funciona na EEEFM Professora Maria de Lourdes Santos e Silva;
  • Associação de Amparo Social, Educacional e de Reabilitação de Dependentes Químicos de Nova Venécia (AASERDQ), onde o NEEJA funciona na EEEFM Dom Daniel Comboni.

Plano Geral de Reinserção Social

O Plano Geral de Reinserção Social, que faz parte da Rede Abraço, tem o objetivo de ordenar ações que potencializem o resgate da autonomia dos sujeitos acompanhados, de modo a empoderá-los para a reconstrução de sua identidade e fortalecimento em sua rede sociabilidade durante a reinserção social.

O Plano é voltado para as pessoas com problemas decorrentes do uso de Substâncias Psicoativas (SPAs) acompanhadas pelo Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD). Seu escopo de atuação prevê, portanto, ações de execução direta e iniciativas de articulação intersetorial, de conscientização e participação da sociedade como um todo. Assim, compreende-se a reinserção social como importante etapa do acolhimento e cuidado, sendo um grande desafio à continuidade do processo de transformação de vida, oportunidade em que serão restabelecidos os vínculos com a família, escola, trabalho e a sociedade.

Confira AQUI o documento na íntegra.