11/02/2020 18h05

Curso de garçom: Expectativas de retorno ao mercado de trabalho para pessoas em situação de rua

Geração de oportunidades e aumento da autoestima. Estes são os principais objetivos do curso de garçom e garçonete para as pessoas em situação de rua, que teve início nessa segunda-feira (10), em Vila Velha e Serra. O curso é realizado devido a uma portaria assinada entre a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do Programa Qualificar ES, e conta com o apoio das prefeituras.

A secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, explicou sobre a escolha do curso para esse público. “Foi feito um levantamento junto aos Centros Pop dos cursos que eles teriam interesse em realizar. O de garçom foi escolhido por ser uma qualificação de rápida absorção no mercado de trabalho. Já Serra e Vila Velha foram escolhidos por serem municípios prioritários do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que tem o eixo de Proteção Social, coordenado pela SEDH. Mas a ideia é que a gente consiga levar os cursos para outros municípios também”, ressaltou.

De acordo com a professora que irá comandar as turmas de Serra e Vila Velha, Nabila Apolinário, a expectativa para o curso é a melhor possível. “Será a minha primeira vez trabalhando com pessoas em situação de rua. É um público que vem com a intenção de fazer o curso com garra e expectativa de trabalhar”, destacou.

Luiz, 30 anos, que é um dos alunos do curso de garçom em Serra, disse que pretende voltar ao mercado de trabalho. “Fiquei sem emprego e precisei morar na rua e agora estou no abrigo. Acredito que vou conseguir entrar no mercado de trabalho porque eles pedem seis meses de experiência na carteira e eu não tenho. Com esse curso de garçom e as festas chegando, creio que vou começar de novo. Estou bem otimista, já trabalhei com auxiliar de garçom e acredito que vou aprender algumas técnicas que não havia pegado e dar a volta por cima”, afirmou.

Já Thiago Alves, 35 anos, que é graduado e trabalhava na área de saúde, pensa em aumentar as suas qualificações. “Estou em situação de rua há três meses quando perdi meu emprego. Estou buscando o Centro Pop para um apoio psicossocial, reintegração à sociedade e novas oportunidades de trabalho. Fazer esse curso irá agregar no meu currículo, além de que eu poderei trabalhar como freelancer em eventos e outros extras”, pontuou.

O curso terá duração de dois meses e uma semana. Na Serra, o curso acontece na I Igreja Batista, em Jardim Limoeiro, das 8h às 12h. Em Vila Velha, das 13h às 17h, na Associação de Moradores do Barrio Cristóvão Colombo.

Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos