22/08/2020 16h26

Conselho Estadual LGBT+ faz live em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica

O Conselho Estadual LGBT+ (CELGBT+) vai realizar, neste sábado (22), uma live em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica. O evento virtual, que tem como tema a “(in)visibilidade e interseccionalidade das mulheres lésbicas”, começa às 18 horas e terá como convidadas Natália Becher e Alexia Clotilde, sendo transmitido nas páginas do Facebook e do Instagram do Conselho.

A live conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria da Cultura (Secult).

A presidenta do Conselho Estadual LGBT+ e psicóloga da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero da Secretaria de Direitos Humanos, Marina Bernabé, é quem vai mediar o debate. De acordo com ela, a live tem o intuito de discutir a invisibilidade que incide sobre as mulheres lésbicas, a partir de uma perspectiva interseccional, na qual o racismo, o classismo e a cisheteronormatividade precisam ser sempre questionados.

“Há uma sobreposição de violências somente pelo fato de ser mulher e lésbica, o que é acentuado ao ressaltarmos a opressão em decorrência da classe social, cor, raça, etnia, idade e transexualidade. Então, é preciso falar sobre isso, porque a sociedade não se percebe exercendo uma violência, exatamente por estar tão naturalizada. As consequências disso são graves e pautar esse assunto é uma urgência para além de toda a população LGBTI+ e a população heterossexual”, explicou, Marina Bernabé.

O Conselho já participou de outras lives ao longo do mês, também para dar visibilidade ao tema. No dia 12 de agosto, o Coletivo Resisto ES, em parceria com o CELGBT+, fez uma live com o tema “Heterossexualidade compulsória: produção do sofrimento e da invisibilização do amor entre as mulheres”. A outra foi em parceria com o projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), PEx-GT, sobre o filme "Desobediência" (2017), no dia 18 de agosto. Os dois eventos virtuais tiveram a participação de Marina Bernabé.

 

Dia da Visibilidade Lésbica

O dia 29 de agosto é considerado um marco importante no enfrentamento à lesbofobia e para a história dos avanços de direitos das mulheres lésbicas. O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é uma data criada por ativistas lésbicas brasileiras e estabelecida no Brasil devido à realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), ocorrido nesta mesma data no ano de 1996.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras