29/01/2020 17h20 - Atualizado em 11/02/2020 10h55

Conselho Estadual LGBT+ elege nova diretoria

O Conselho Estadual LGBT+ (CELGBT+) está com novos membros na mesa diretora. Foram eleitas como presidenta e vice-presidenta as psicólogas Marina Bernabé e Julia Pires, respectivamente. A eleição foi realizada durante a primeira reunião ordinária do Conselho, que aconteceu no último dia 13, na Casa dos Direitos “Advogado Ewerton Montenegro Guimarães”, no Centro de Vitória.

De acordo com Marina Bernabé, desde a fundação do Conselho, em 2016, é a primeira vez que duas mulheres assumem a presidência. “É importante que uma mulher lésbica esteja ocupando um espaço que historicamente foi ocupado por homens gays. A lesbofobia e o machismo também são pautas de extrema relevância no movimento LGBT e nas políticas públicas como um todo”, destacou a presidenta.

A vice-presidenta eleita também ressaltou a importância de ocupar, como mulher trans, o cargo no Conselho. “Ter uma mulher trans nesses espaços é pensar nas políticas públicas com um olhar sobre este público específico, que durante muito tempo foi invisibilizado pela história e nos movimentos sociais, por mais que seja um público que lute diariamente. As demandas da população trans são diferentes das demandas relacionadas à orientação sexual. Tudo isto faz com que seja uma conquista não só para a população trans, mas para toda a população”, ponderou Julia Pires.

Na oportunidade da reunião, foi criado ainda um Grupo de Trabalho para a constituição do Plano Estadual de Enfrentamento da LGBTfobia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Letícia Passos
(27) 3636-1334 / 99289-9566
leticia.freire@sedh.es.gov.br  

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras