13/12/2022 16h05 - Atualizado em 20/12/2022 15h48

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedimes) celebra 25 anos com sessão solene

Foto: Lucas S. Costa/Ales

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes) completou 25 anos em 2022 e foi homenageado durante uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), em Vitória, nessa segunda-feira (12). Durante a solenidade, também foi lançado o Guia Orientador para Criação e Fortalecimento de Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres, produzido pelo Cedimes e Governo do Estado.

Foram homenageadas com certificados 34 profissionais, militantes, representantes e entidades voltadas à defesa da mulher no Espírito Santo. O evento foi proposto pela deputada estadual Janete de Sá, que destacou as desigualdades existentes entre mulheres e homens no Estado e no País.

“O Conselho está voltado para orientar os governos municipal, Estadual, essa Casa, as câmaras municipais, Federal e o Senado sobre a importância das políticas públicas que envolvem as mulheres, a relevância dessa equidade, além de trazer o que é muito desigual para uma situação melhor, com o objetivo de que a gente consiga lutar por igualdade e para que as políticas públicas sejam implementadas. Isso porque muitas leis que estão em vigor não são implementadas”, disse a deputada Janete de Sá.

Ela ressaltou ainda a importância de cada representante da mesa, especialmente as negras, e convidou as mulheres para acompanhar os trabalhos dos deputados na Casa.

A subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Juliane Barroso, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), também compõe o Conselho. “Não é possível pensarmos em uma democracia e numa sociedade livre e justa ainda matando tantas mulheres. Queremos uma sociedade livre de qualquer tipo de violência contra as mulheres, não só aquelas que estão previstas na Lei Maria da Penha, mas qualquer tipo de violência. Isso porque a vida que nós queremos para todas nós mulheres é uma vida de liberdade, de autonomia, de justiça e de uma profunda felicidade. Felicidade é um valor ético e nós viemos para esse mundo para sermos muito felizes”, ressaltou.

A atual presidenta do Cedimes, Maria José Marcondes Pimenta, também falou dos desafios e dificuldades enfrentados. “Sinto-me privilegiada por estar vivendo este momento memorável para o Cedimes nesses 25 anos de existência. Ser presidenta do Conselho é um privilégio carregado de muita alegria e, ao mesmo tempo, de muitas angústias e sentimentos fortes de responsabilidade, em meio aos tantos desafios que temos pela frente. Celebrar estes 25 anos é, principalmente, honrar a todas que pensaram, idealizaram, implementaram, construíram e fizeram existir e resistir”, disse.

Na oportunidade, Maria José Marcondes Pimenta lembrou ainda da tragédia no município de Aracruz e propôs um minuto de silêncio em memória das quatro mulheres, três professoras e uma aluna, assassinadas naquele dia.

Compuseram a mesa na sessão solene a deputada Janete de Sá; a vice-governadora do Estado, Jacqueline de Morais; a presidente da Cedimes, Maria José Marcondes Pimenta; a representante do Cedimes Maria Jovelina de Bona; a representante da Associação das Mulheres Negras e Quilombolas de São Mateus e Sapé do Norte, Luzinete Serafim Brandino; a primeira presidente do Cedimes, Ivone Vilanova de Souza; a subsecretária de Estado de Direitos Humanos, Juliane de Araújo Barroso; a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid) do Ministério Público Estadual (MPES), a promotora Cristina Esteves.

Também participaram as representantes do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, a defensora Fernanda Prugner; a presidente do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial, Fátima Tolentino; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB/ES), Janaina Vasconcelos; a representante da OAB-ES Tereza Rozindo; o vice-prefeito de Venda Nova do Imigrante, Tarcísio Botacin; o presidente da Comissão de Direitos Humanos e vereador por Cariacica, Flávio Preto.

Guia Orientador

O Guia Orientador para Criação e Fortalecimento de Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres é um documento que foi produzido pelo Cedimes e pelo Governo do Estado, e foi lançado na sessão solene.

O material foi produzido para incentivar a criação dos conselhos municipais, que são “ramificações” do Conselho Estadual.

Conheça o Guia clicando AQUI.

Homenageadas na sessão:

22. Maria Augusta Buffolo
  23. Maria Betania Baul
  24. Maria José Marcondes Pimenta
  25. Maria Margareth Belmiro Lima (in memoriam)
  26. Maria Teresa Colli Rosindo
  27. Naides Silva Nascimento
  28. Olindina Serafim Nascimento
  29. Vera Maria Simoni Nascif
  30. Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Serrana de Serra
  31. Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cachoeiro de Itapemirim
  32. Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Aracruz
  33. Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Colatina
  34. Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Maria de Jetibá

Com informações da Assembleia Legislativa.