Coletivo ‘Mães pela Diversidade’ é primeira entidade da sociedade civil a se reunir na Casa dos Direitos em 2020
Representantes do coletivo “Mães pela Diversidade do Espírito Santo” se reuniram na Casa dos Direitos “Advogado Ewerton Montenegro Guimarães”, no Centro de Vitória, no último sábado (01). Essa foi a primeira reunião realizada no espaço por entidade da sociedade civil neste ano.
Na oportunidade, o representante da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Geovanni Lima, ministrou a palestra com o tema “A arte LGBTI+ na construção de espaços democráticos”. Segundo ele, falar sobre este tema foi de extrema importância.
“É também a partir da arte e de suas diversas linguagens que o movimento LGBT conquistou importantes direitos. A realização de manifestos, como as antigas paradas LGBT, por exemplo, trazem pela arte os nossos corpos para as ruas. E tudo com muita alegria e resistência", destacou Lima.
O encontro seguiu com uma roda de conversa sobre o assunto. Aproximadamente 15 pessoas, entre mães e pais de pessoas LGBTI+ e representantes do Conselho Estadual LGBT+, participaram da reunião.
Sobre o funcionamento da Casa dos Direitos
A partir de uma reformulação administrativa realizada em abril de 2019, o espaço da Casa dos Direitos passou a estar aberto também para os coletivos e entidades da sociedade civil, que atuem diretamente na promoção, proteção ou defesa dos direitos humanos. Antes disso, só podiam fazer uso da sala de reuniões e do auditório os conselhos estaduais e comitês ligados à SEDH.
O horário de funcionamento também foi estendido até às 22h. Sendo assim, a Casa dos Direitos se tornou um local de encontro, diálogo e convivência, buscando integrar os movimentos sociais, a sociedade civil e o poder público.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos
(27) 3636-1334 / 99289-9566
leticia.freire@sedh.es.gov.br