26/06/2020 14h14 - Atualizado em 26/06/2020 14h18

Cepet- ES realiza debate virtual ‘Lutas contra a tortura no Brasil de hoje: direito a vidas dignas e à liberdade democrática’

O Comitê Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (Cepet-ES), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e com o Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-ES), realiza nesta sexta-feira (26), o debate virtual “Lutas contra a tortura no Brasil de hoje: direito a vidas dignas e à liberdade democrática”. O evento vai ocorrer por meio de transmissão ao vivo, na página da Cepet-ES no Facebook, a partir das 16 horas.

A data de 26 de junho é lembrada como o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, criado com o objetivo de apoiar as pessoas que sofrem atos de tortura e lembrar da importância de se dar amparo solidário e psicológico às vítimas, por parte dos órgãos dos Estados.

O debate contará com dois convidados: o presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro e professor de psicologia da URFJ, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho; e a mestra em Direito e Criminologia da UnB, ex-perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), Deise Benedito.

A organizadora do evento e coordenadora do Cepet-ES, Maria Carolina Roseiro, destacou os objetivos da realização desse debate.

“A proposta do evento partiu dos membros do Cepet, considerando que o Dia Internacional da Luta Contra à Tortura pode evidenciar o papel do Comitê nesse atual cenário que estamos vivendo. E, também, evidenciar a atuação dos comitês, tanto Estadual quanto Nacional, os mecanismos e sistemas nacionais de combate à tortura como fundamentais na história democrática do País e na defesa dos direitos humanos, inclusive para aqueles que estão em privação de liberdade”, explicou.

Texto: Maria Alice Costa

Informações à imprensa: