20/11/2021 14h36 - Atualizado em 23/11/2021 17h28

Capital do Espírito Santo é transferida simbolicamente para São Mateus

Foto: Amanda Cruz Merlo

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, representou o Governo do Estado na transferência simbólica da Capital do Espírito Santo para o município de São Mateus. O ato foi realizado no último sábado (20), Dia Nacional da Consciência Negra, está previsto na Lei Estadual nº 8.790/2007. A solenidade aconteceu na Comunidade Quilombola de Divino Espírito Santo, durante a programação da V Virada Cultural Quilombola, realizada pela Associação dos Pequenos Agricultores Rurais da comunidade e pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

Neste ano, as entidades realizadoras da V Virada Cultural Quilombola escolheram como tema “Memória e Identidade Quilombola”, com o lema “Resistir para existir”. Após o ato de transferência simbólica de capital, a programação contou ainda com roda de conversa e circuito cultural.

Na oportunidade, Nara Borgo resgatou a ligação histórica de São Mateus com a da população negra capixaba.

“O ato da transferência da Capital ocorrer em uma comunidade quilombola é muito significativo e também histórico. É importante destacar que no território de São Mateus viveu Zacimba Gaba, mulher negra que lutou, resistiu e libertou muitas pessoas que foram escravizadas. Foi também onde atracou o último navio negreiro que chegou ao Brasil e onde há uma grande população negra. Que possamos lutar dia a dia contra o racismo, que sejamos antirracistas e possamos transformar nossa sociedade em um espaço realmente democrático, justo e igualitário”, afirmou Nara Borgo.

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra relembra, por meio de ações em todo Brasil, a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que representa a luta dos negros contra a escravidão na época da colonização do País (1530 – 1888). Inicialmente incluída em 2003 no calendário nacional, a data foi oficializada pela Lei nº 12.519 já no ano de 2011.

Em razão das celebrações pelo mês da Consciência Negra, a SEDH preparou uma agenda especial, que teve início no último dia 11 de novembro e segue até 29 de novembro. Clique AQUI para conferir.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / (27) 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras