10/03/2020 15h10 - Atualizado em 10/03/2020 15h11

‘A posição da mulher no mercado de trabalho e seus desafios’ é tema de roda de conversa na Ceasa

O Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no último domingo (8), comemora as conquistas e as contribuições das mulheres em eventos da História e da sociedade. Dentro desta perspectiva, o programa “Ceasa Mulher” reuniu, nessa segunda-feira (9), as trabalhadoras da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) no auditório da instituição, no bairro Vila Capixaba, em Cariacica, para uma roda de conversa sobre “A posição da mulher no mercado de trabalho e seus desafios”.  O evento foi uma realização da Ceasa em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).

Na abertura da ação, a subsecretária de Políticas para as Mulheres da SEDH, Juliane Barroso, fez um panorama sobre a situação da mulher no mercado de trabalho, destacou a importância de atividades que valorizem as conquistas femininas e enfatizou o que ainda pode ser feito em relação a políticas públicas que viabilizem melhores condições de trabalho.

“Mesmo com tantas conquistas já alcançadas, ainda existem muitos desafios a serem vencidos. No ambiente de trabalho, muitas ainda não têm seus salários equiparados aos de homens que exercem os mesmos cargos que elas, outras passam até mesmo por assédios diversos. A ideia de eventos como este é refletir sobre o poder que a coletividade traz às mulheres, principalmente, no acolhimento uma das outras para assim, juntas, vencerem estes desafios. Nós, enquanto Governo, estamos aqui para ajudar e dar suporte necessário a essas mulheres”, disse Juliane Barroso.

Durante a abertura, o diretor-presidente da Ceasa, Fernando Rocha, também comentou sobre a promoção de políticas que enfatizem o valor feminino e a equidade entre os gêneros.

“As mulheres precisam ser tratadas verdadeiramente com o respeito, dignidade e com o valor que elas possuem, seja no ambiente de trabalho, em suas famílias ou na sociedade. A promoção deste evento na Ceasa vem para isso, para que de alguma forma, no ambiente de trabalho, elas se sintam confortáveis e valorizadas”, frisou Fernando Rocha.

A servidora Eduarda Siller, de 22 anos, participou da Roda de e Conversa e também comentou sobre a ação. “Foi um momento de conhecimento da nossa posição enquanto mulher na sociedade, os dados apresentados mostram que ainda há um longo caminho a ser percorrido, porém, não é impossível se nós nos unirmos em busca dos nossos direitos”, disse a servidora.

Também esteve presente no evento a subsecretária de Estado de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Cyntia Figueira Grillo, que reforçou a ideia da construção do empoderamento coletivo entre as mulheres.

“É também dentro dos espaços de trabalhos que as mulheres podem construir frentes para lutar pelos seus direitos”, enfatizou.

Texto: Tainá Campos
Fotos: Larissa Andrade