25/08/2017 10h11 - Atualizado em 25/08/2017 10h29

13ª Edição do Prêmio Dom Luís homenageia sete pessoas e instituições

Cinco instituições e duas pessoas receberam o Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes, em homenagem aos trabalhos prestados em prol da defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. A cerimônia foi realizada na tarde desta quinta-feira, no Palácio Anchieta.

O evento, que acontece desde 2005, foi realizado pela primeira vez pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). “Estamos vivendo um tempo muito esquisito no país, com crise econômica, política e moral. As pessoas, de tanto verem coisas dando errado, começam a ficar descrentes do futuro e de si mesmas. Isso é uma armadilha e nosso país merece coisa muito melhor. Mas para isso, não precisamos de um salvador da pátria, pois ninguém faz nada sozinho. Quanto mais dependemos de heróis, menos fazemos nossa parte. Nós precisamos de bom exemplo, de coerência. Meus parabéns aos homenageados, por serem este exemplo, atendendo a quem mais precisa”, ressaltou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

Para o professor João Batista Herkenhoff  "o prêmio tem uma finalidade pedagógica e quer exaltar pessoas e instituições que contribuem para o avanço da sociedade".

A representante da Associação Colatinense de e para a Pessoa Portadora de Deficiência Visual (ACDV), Lu Helena, “assim como Dom Luís dedicou a sua vida a ajudar o povo mais humilde, os homenageados que estão aqui hoje também têm como missão ajudar pessoas simples e necessitadas. Nós, que atuamos no campo da assistência ou da ajuda humanitária, ou somos beneficiados por este trabalho, vemos neste prêmio um estímulo muito importante e necessário. No momento presente do nosso país e no mundo, com atos de falta de ética, de desamor, de violência e de falta de respeito às diferenças, o Prêmio Dom Luís vem estimular e colaborar para incentivar aqueles que vivem para a construção de uma sociedade mais pura e pacífica," finalizou.

História

O prêmio foi instituído por meio da Lei Estadual 7.844/04 e em homenagem a Dom Luís Gonzaga Fernandes, bispo auxiliar de Vitória durante o período de 1966 a 1981. Falecido em 2003, Dom Luís foi uma figura importante, que dedicou sua vida à luta para a redução das desigualdades sociais, defesa dos menos afortunados e pela valorização da mulher na igreja e na sociedade.

Conheça os homenageados

- Jolindo Martins (in memorian)

Médico pediatra, chefe da cadeira de pediatria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e idealizador do Primeiro Banco de Leite Humano do Estado e da Pupileira Zélia Vianna de Aguiar. Também foi autor do famoso livro “Se a criança votasse”, lançado em 1956. Faleceu em 02 de maio de 1999, em Vitória.

- Diego Dalcamini Cabral de Souza

Médico anestesista capixaba que se dedica anualmente a realizar trabalhos voluntários ajudando pessoas necessitadas em países africanos e que têm dificuldades em obter ajuda médica e estão distantes da sociedade. Já integrou equipes das ONGs “Por1Sorriso” e “Missão África”, e participa da organização médico humanitária “Médicos Sem Fronteiras”.

- Associação de Apoio e Orientação à Criança e ao Adolescente (AAOCA)

Fundada em 1992, é uma ONG localizada no bairro Vale Encantado, em Vila Velha, que trabalha com assistência e orientação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

- Associação Central da Saúde Alternativa do Espírito Santo (Acesa-ES)

Projeto que nasceu de uma reorganização do Distrito Eclesiástico Norte do Espírito Santo e tem como objetivo principal realizar o resgate da cultura e da medicina popular capixaba. Atualmente possui 128 promotores de saúde que atuam em dez municípios do Espírito Santo, com 17 grupos comunitários.

- Abrigo à Velhice Desamparada Auta Loureiro Machado (Avedalma)

Uma instituição Filantrópica Espírita, fundada em 1960. A Instituição abriga idosos em condições de vulnerabilidade social, ajudando-os na sua integração social, resgatando valores e fortalecendo seus vínculos familiares. Hoje, o Avedalma atende cerca de 70 idosos, e já abrigou 818 idosos desde sua fundação.

- Centro de Estudos Bíblicos (Cebi)

O Centro de Estudos Bíblicos chegou ao Espírito Santo no ano de 1986, com a intenção de divulgar, aprimorar e capacitar pessoas numa nova forma de ler e interpretar a Bíblia e também promover a solidariedade e a cidadania entre as comunidades.

- Associação Colatinense de e para a Pessoa Portadora de Deficiência Visual (ACDV)

Criada em 2003, a ACDV atua na integração social e na profissionalização de pessoas com deficiências visuais. O trabalho da associação é feito em conjunto com as famílias de seus atendidos, e abrange principalmente o município de Colatina e seus arredores.

Informação à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH