Virada da Comunidade premia melhor ideia de negócio com Empretec
Durante dois dias, moradores do bairro de Nova Rosa da Penha, em Cariacica, vão trabalhar em ideias que possam virar um grande negócio. O Sebrae-ES realiza, sexta-feira (29) e sábado (30), na Escola Teotônio Brandão Vilela, a Virada da Comunidade. A ação, que faz parte do Programa Ocupação Social, vai premiar o melhor projeto com uma vaga no curso do Empretec.
Todos os participantes da Virada da Comunidade poderão apresentar, na tarde deste sábado, uma proposta de empresa para a banca avaliadora, formada por representantes do Sebra-ES, do Governo do Estado, de empresários locais e da comunidade. Essa será a última etapa da ação, que começa as atividades nesta sexta, a partir das 18 horas.
“Durante a Virada, os participantes recebem orientações sobre como eles podem melhorar a ideia de empresa que tiveram. Esses momentos são fundamentais para eles tirarem todas as dúvidas possíveis sobre a empresa que desejam criar. Para que no final do processo, no momento de apresentar a proposta para a banca avaliadora, estejam preparados para a oportunidade”, explicou a secretária de Estado de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.
Empreender
O Virada da Comunidade é a etapa final do Programa Comunidade Empreendedora, ação desenvolvida pelo Sebrae e que tem como objetivo levar às comunidades do Programa Ocupação Social uma rápida formação em empreendedorismo aos moradores desses bairros, em especial dos jovens.
“Quando terminamos a primeira leva de entrevistas que realizamos nos bairros, ouvindo os jovens que vivem nessas regiões e que estão fora da escola, vimos que a grande maioria deles quer voltar a estudar, quer aprender uma profissão e quer ser dono do próprio negócio. Por isso pensamos em uma formação rápida em empreendedorismo, que o Sebrae-ES logo aceitou, criando uma metodologia que consegue chegar às comunidades de forma mais acessível”, salientou Lacerda.
Durante essa capacitação, que dura aproximadamente duas semanas, o Sebrae-ES oferece uma série de palestras e oficinas, todas gratuitas. Após cumprir essa etapa, o aluno pode ser selecionado a participar do Virada da Comunidade, para ter a oportunidades de melhor desenvolver a ideia de negócio.
“Nosso objetivo é oportunizar trilhas de capacitação que conduzam esses jovens ao empreendedorismo, além de contribuir com o desenvolvimento dos bairros e de fortalecer os empreendimentos locais”, afirmou o diretor de atendimento do Sebrae-ES, Ruy Dias de Souza.
Ocupação Social
O Ocupação Social está em 25 bairros de nove municípios do Estado, com ações em Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares e Pinheiros. As áreas atendidas são as que concentram, historicamente, o maior número de homicídios, além de serem áreas de alta vulnerabilidade social.
Entre os objetivos do programa estão a redução da taxa de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos, a diminuição da evasão escolar e a ampliação do percentual de jovens estudando e/ou trabalhando.
Serviço
Virada da Comunidade
Local: EEEFM Teotônio Brandão Vilela. Fica na Rua 108, em Nova Rosa da Penha II, Cariacica.
Dias e horários: Dia 29, 18h às 22h; e dia 30, de 8h às 12; e de 13h às 17h.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br