19/09/2016 12h50 - Atualizado em 29/12/2016 17h06

Três ações do Ocupação Social começam nesta segunda (19)

Três ações do Programa Ocupação Social começam as atividades em bairros da Grande Vitória, nesta segunda-feira (19). Enquanto a comunidade de Jardim Carapina recebe o Virada da Comunidade, realizado pelo Sebrae, e o projeto Jovem Ser, da Ebracoaching, outros bairros da Região Metropolitana terão as primeiras aulas dos cursos oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Todas as ações acontecem em espaços cedidos pelos moradores dos bairros e pelas prefeituras.

As aulas começam para os alunos dos cursos de Fotógrafo, em Flexal II, Cariacica; de Instalador de Redes de Computador, em Central Carapina, e de Recepcionista, em Planalto Serrano, na Serra; e de DJ (Disc Jockey) e de Desenhista de Moda, em Santa Rita, Vila Velha. Os locais, assim como os horários e os dias da semana das aulas, estão disponíveis no bit.ly/CursosVascoCoutinho.

Os cursos são oferecidos em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Ao todo, 275 vagas foram abertas em oito bairros da Grande Vitória, todos atendidos pelo Ocupação Social. A previsão é que as demais turmas comecem as aulas nestas terça-feira (20) e quarta-feira (21).

Parceiras

Em Jardim Carapina, na Serra, as atividades são de empreendedorismo e de coaching. Enquanto o Sebrae-ES começa com as oficinas e palestras voltadas para ajudar os jovens da comunidade a desenvolver suas ideias de negócios com o Virada da Comunidade, a Ebracoaching inicia as atividades do projeto Jovem Ser, ajudando os participantes a desenvolver seus talentos e a planejar seu futuro. As duas ações acontecem nas salas do Cras/CAI de Jardim Carapina.

O bairro ainda recebeu, na semana passada, outra ação do Sebrae-ES: o curso Crescendo e Empreendendo. A atividade foi realizada em três dias, com técnicas e orientações que ajudaram os alunos a desenvolver suas ideias de negócio e a pensar em novos empreendimentos para o bairro.

Ocupação Social

Essas ações do Sebrae-ES, assim como as do CEET Vasco Coutinho, as da Secti e as da Ebracoaching são desenvolvidas em bairros Ocupação Social, programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh). As ações visam levar conhecimento e oportunidade a regiões de alta vulnerabilidade social.

O Ocupação Social está em 25 bairros de nove municípios do Estado, com ações em Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares e Pinheiros. As áreas atendidas são as que concentram, historicamente, o maior número de homicídios.

Entre os objetivos do programa estão a redução da taxa de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos, a diminuição da evasão escolar e a ampliação do percentual de jovens estudando e/ou trabalhando.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras