01/04/2016 10h00 - Atualizado em 29/12/2016 14h49

Termina nesta sexta prazo de matrícula para cursos do Ocupação Social

A partir do dia 11 de abril começam as aulas de formação do programa Ocupação Social. São duas turmas em operador de computador e de uma para eletricista instalador predial de baixa tensão, ofertadas pelo Senai-ES em parceria com o Governo do Espírito Santo, para os moradores de Nova Rosa da Penha e de Nova Esperança, em Cariacica. Já as duas turmas do curso para padeiro terão as aulas iniciadas no dia 25 de abril.

“Com a ajuda das comunidades nós conseguimos ofertar 74 vagas, inicialmente. As inscrições foram encerradas no último domingo (27) e as matrículas terminam nesta sexta (01). As aulas serão ofertadas na Escola Estadual Teotônio Brandão Vilela, na antiga creche Dom João Batista Motta e Albuquerque, que está sendo reformada pela comunidade, e na Praça Nova Rosa da Penha, com a unidade móvel que será disponibilizada pelo Senai”, explica a secretária de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.

Parceria

Os cursos fazem parte do programa Ocupação Social, desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo em parceria com os poderes públicos, os moradores dos 25 bairros envolvidos e sociedade civil, incluindo instituições sociais e religiosas, empresários e associações.

“Nosso principal objetivo é priorizar quem mais precisa. Essas áreas do Ocupação Social são as que concentram o maior índice histórico de homicídios. Estão nessa situação há anos. E ainda concentram altas taxas de evasão escolar, com grande parte dos moradores com baixa renda. São regiões muito vulneráveis, em especial à violência juvenil: 40% das vítimas de homicídios do Estado têm de 15 a 24 anos. São os jovens quem mais morrem, principalmente os que estão fora da escola e sem trabalho”, explica a secretária de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.

Cursos

A próxima etapa, agora, é abrir mais vagas e cursos para outros cinco bairros do Ocupação Social, todos na Grande Vitória: Santa Rita e São Torquato, em Vila Velha; e Feu Rosa e Vila Nova de Colares, na Serra. As vagas serão destinadas, principalmente, aos moradores desses bairros, em especial aos jovens com idades entre 16 e 24 anos.

O Senai-ES oferecerá opções de formação de acordo com a demanda local. As opções estão dentro de cinco áreas possíveis de estudo, com duração máxima de 400 horas/aula. Há formação prevista para as áreas de Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Gestão, Automotiva e Tecnologia da Informação.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras