21/11/2018 14h57 - Atualizado em 21/11/2018 17h50

Sesa discute atendimento a pessoas em situação de rua em encontro nesta quinta (22)

Foto: Foto Antônio Lucas Almeida

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizará nesta quinta-feira (22), em Vitória, o II Encontro Estadual de Consultórios na Rua. O evento é voltado para gestores, trabalhadores e usuários dos consultórios na rua, que são serviços da rede de saúde municipal que atuam na prevenção do adoecimento e na promoção da saúde das pessoas que vivem em situação de rua.

Segundo Julio Cesar de Moraes, que é referência técnica do Núcleo Especial de Atenção Primária da Sesa e atua na Área Técnica de Promoção da Equidade, o objetivo do evento é reunir os diferentes atores envolvidos na gestão e na prática dos consultórios na rua para um momento de partilha de experiências e para que eles possam pensar juntos em melhorias para o atendimento a esse público.

“A estratégia será conhecer a realidade dos consultórios existentes e, principalmente, pensar nos caminhos de mudança que podem ser construídos a partir de uma perspectiva ampliada de valorização da vida e de exercício da cidadania. A população em situação de rua exige cuidados especiais porque vive uma realidade diferente, com higiene precária, horários de alimentação irregular, carência de uma alimentação saudável e frequente, exposição à chuva, ao tempo úmido, uso constante de álcool e outras drogas. Então, esse contexto de vida precisa ser levado em conta nas estratégias de saúde”, ressalta Julio Cesar.

Em junho de 2017, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a partir de uma demanda da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e em parceria com da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), coletou informações com 385 pessoas que vivem em situação de rua na Região Metropolitana da Grande Vitória com o intuito de traçar um perfil dessa população.

A pesquisa revelou que, dentre os entrevistados, 81,6% (314) eram do sexo masculino; 77,6% (299) eram negros e a maioria (58,2%) deles tinha entre 30 e 49 anos de idade. Esses e outros dados do estudo referentes à saúde da população em situação de rua serão apresentados e debatidos no II Encontro Estadual de Consultórios na Rua, que acontecerá das 8h30 às 16 horas, no auditório do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids, no Parque Moscoso.

Segundo a pesquisa, em torno de 44,7% (172) dos entrevistados afirmaram ter algum problema de saúde, entre eles transtornos do aparelho respiratório superior e inferior (categoria em que estão inclusas doenças como asma, bronquite e pneumonia), transtornos neuropsiquiátricos, dependência química (álcool e outras drogas), doenças cardiovasculares e infecções sexualmente transmissíveis. No entanto, apenas 77 desses entrevistados que afirmaram ter algum problema de saúde indicaram que recebem tratamento para cuidar do problema, ou seja, menos da metade (44,8%).

Ainda de acordo com o estudo, 67,5% (260) de todos os entrevistados na pesquisa afirmaram que são bem atendidos nos serviços de saúde, enquanto 15,6% (60) relataram que não são bem atendidos e 2,1% (8) dos entrevistados responderam que não são atendidos porque não procuram os serviços de saúde. Julio Cesar de Moraes, do Núcleo Especial de Atenção Primária da Sesa, ressalta que para cuidar da saúde da população em situação de rua é necessário ter um olhar específico, que alcance todas as dimensões da vida dessas pessoas. “Por isso é importante trabalhar em parceria com outras áreas da administração pública”, salienta.

Em 2017, a Sesa realizou o I Encontro de Consultório na Rua, também no mês de novembro. Na época, além das áreas técnicas de Saúde Mental e de Promoção da Equidade da Sesa; participaram do evento o Movimento da População de Rua do Espírito Santo (PopRua-ES); o Movimento de Trabalhadores em Situação de Rua; a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH); o Ministério Público Estadual (MPES), entre outras instituições. A expectativa é de que todos participem também neste ano.

8h30: Acolhimento

9h: Abertura e boas-vindas – Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, Movimento da População de Rua do Espírito Santo (PopRua-ES), Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Ministério da Saúde

9h30: A perspectiva dos trabalhadores dos consultórios

10h: A perspectiva da gestão dos consultórios