07/05/2015 10h00 - Atualizado em 28/12/2016 15h25

Secretários de Linhares integrados com o Ocupação Social

Foto: Maurílio Mendonça

“Buscamos ao máximo a integração entre as áreas sociais do município para conseguir alcançar o nosso principal objetivo: reduzir homicídios entre jovens”, destacou o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, na manhã desta quinta-feira (07), durante reunião em Linhares.

O encontro foi realizado pelo secretário municipal de Segurança Urbana e Defesa Social, Edval Santana, junto com o Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel), com o presidente Márcio Roney Santos Correia. E aconteceu na sede da diretoria regional da Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo).

Durante a reunião, o secretário Evaldo Martinelli relembrou a todos os objetivos principais do Governo do Espírito Santo, voltados à redução de homicídios, e convidou os participantes a colaborar com a construção das políticas do Ocupação Social para bairros de Linhares.

“Uma ação organizada, feita de forma integrada, com a união dos poderes públicos e a sociedade, reforça o comprometimento de todos em querer reverter os índices de violência, principalmente em áreas de maior vulnerabilidade. Ao focar em quem mais precisa, mais ajudamos a população”, afirmou ele.

A integração também foi defendida pela deputada Eliana Dadalto, que compareceu à reunião. “Temos que nos unir para que a população, que está lá na ponta, possa ser melhor atendida, o mais rápido possível, e de forma eficaz. Especialmente os mais jovens”, salientou a deputada.

Participação

Para melhor desenvolver os trabalhos já realizados pelos agentes públicos sociais da cidade e contribuir para a construção de novos projetos, a reunião ainda contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Sérgio Suzano; de Esporte e Lazer, Estéfano Silote; de Cultura, Urbano Dávila, e de Assistência Social, Maria Luzia Alvarenga da Silva. Acompanhados do tenente-coronel Evandro Teodoro de Oliveira, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, responsável por Linhares, Sooretama e Rio Bananal; do delegado Walter Emilino Barcelos, titular da 16ª Delegacia Regional de Linhares; e dos demais integrantes do Consel.

Os secretários presentes concordaram em elaborar um modelo de ação que possa atender ao jovem, especialmente o de faixa etária entre 15 e 24 anos, público que corresponde a 40% das vítimas de homicídios no Espírito Santo. Após a coleta de dados municipais, uma nova reunião será agendada.

Construção

“Nós queremos entender o funcionamento da violência nesses bairros e, também, como vamos chegar aos jovens que, hoje, não estão estudando nem trabalhando. Eles são nosso principal foco. Por isso é importante ouvir o Consel, os secretários e, também, as policiais Civil e Militar, que podem nos ajudar a achar essa resposta”, disse o secretário Evaldo Martinelli.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça