08/05/2017 08h00

Secretário Julio Pompeu fala sobre crise na segurança pública, na OAB do Rio de Janeiro

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, foi convidado para dar uma palestra com o tema “Crise de Segurança Pública: O caso da PM do Espírito Santo – perspectiva de um modelo mais adequado para o Rio de Janeiro”. O evento acontece nesta segunda-feira (08), às 18 horas, na sede da Ordem dos Advogados no Brasil no Rio de Janeiro (OAB/RJ).

Durante a palestra o secretário Julio Pompeu irá discutir sobre a crise de segurança que ocorreu no Espírito Santo no início do mês de fevereiro, abordando as decisões tomadas pelo Governo do Estado para solucionar o problema.

"O período que o Espírito Santo sofreu com a greve da polícia militar nos trouxe momentos muito ruins, a destacar os homicídios, os crimes e os abusos cometidos durante a paralisação. Mas também nos trouxe pontos positivos, como a união da sociedade civil, que buscava ajudar quem mais precisava”, avalia o secretário.

E acrescenta: “Neste momento, em que se aprova numa comissão na câmara dos deputados a anistia dos policiais que estão sendo investigados pelos crimes que cometeram durante a greve, precisamos lembrar do quanto foi danoso o que aconteceu. Lembrar das vidas perdidas, do esforço da Força Nacional e das Forças Armadas, do quanto a população do nosso Estado sofreu durante muitos dias. Precisamos lembrar do que ocorreu para que esse tipo de manifestação não volte a acontecer. Se forem anistiados os crimes, não teremos aprendido com nada que passamos", reforça Pompeu.

Convite

O evento está sendo organizado pela Comissão de Segurança Pública da OAB do Rio de Janeiro, que convidou o secretário Julio Pompeu a falar sobre o tema por considerar que as decisões tomadas no Espírito Santo servem de bom exemplo para a segurança pública nacional.

O evento será presidido por Felipe Santa Cruz, presidente da OAB/RJ, e coordenado por Breno Melaragno Costa, professor e presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/RJ.

A palestra está prevista para começar às 18 horas, no Plenário Carlos Maurício, na sede da OAB no Rio de Janeiro, localizada na Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar.

Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH