10/03/2015 10h00 - Atualizado em 27/12/2016 17h10

Secretários de Cultura se unem na construção do Ocupação Social

Foto: Romero Mendonça

Representantes das secretarias e diretorias de Cultura das prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica se reuniram nesta terça-feira (10), com as secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Ações Estratégicas (Seae) para conhecer o Ocupação Social e, dessa forma, contribuir com espaços públicos e com projetos e ações voltados para as áreas de maior vulnerabilidade.

O Ocupação Social é um programa do Governo do Espírito Santo, em desenvolvimento, que visa promover o nivelamento de oportunidades sociais em bairros historicamente marcados pela violência urbana, sendo a juventude o centro de todo o trabalho.

“Precisamos de ações contínuas, voltadas para o público jovem, especialmente com idade entre 15 e 24 anos e que está fora da escola. Hoje, esse é o perfil da população mais vulnerável à violência, em nosso Estado. E a cultura será uma das peças fundamentais para chegarmos a esse público com novas oportunidades”, frisa o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli.

E é dessa forma que também pensa o secretário de Estado de Cultura, João Gualberto. “Todas as nossas áreas estão voltadas a pensar e planejar ações e projetos que atendam a esses jovens. E sabemos que os municípios também podem contribuir com o nosso trabalho”, disse.

Além dos dois secretários estaduais, estiveram presentes na reunião a secretária de Cultura de Vitória, Ana Laura Nahas; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Vila Velha, Anderson de Almeida; o secretário de Cultura de Cariacica, Carlos Délio da Silva Ferreira; e a diretora do Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Josinete Borges Loredes.

Ainda participaram o diretor da Faculdade de Música do Espírito Santo, Paulo Pelissari; diretor geral do Arquivo Público, Agostino Lazzaro; a gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, Rita de Cássia Maia; os subsecretários de Estado da Cultura, José Roberto Santos Neves, e de Gestão Administrativa da Secult, Ricardo Pandolfi; além de outros representantes das secretarias estaduais e municipais.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça