Saiu lista da convocatória para a segunda etapa do processo seletivo de bolsistas para o Ocupação Social
Ao todo, 104 pessoas foram selecionadas para a segunda etapa do processo seletivo para bolsistas do Ocupação Social. A convocatória está disponível em sedh.es.gov.br/editais-2. Os classificados receberão e-mail, nesta sexta-feira (27), informando local e horário da entrevista.
Devido ao grande número de inscrições no processo seletivo, a comissão julgadora decidiu por aumentar o número de selecionados por bairro, subindo de dois para quatro o total de candidatos aprovados para a segunda etapa do processo, por comunidade assistida pelo Ocupação Social.
A segunda etapa consiste da entrevista e avaliação de portfólio a ser entregue no ato da entrevista, previstas para acontecer na próxima semana, entre os dias 02 e 04 de maio.
A lista com os nomes dos selecionados deverá ser publicada em 07 de maio, também no site www.direitoshumanos.es.gov.br, com os bolsistas tendo prazo até dia 11 de maio para realizar o cadastramento junto à Fapes. A previsão é de iniciar as atividades até dia 01º de junho.
A bolsa é de R$ 800, com carga horária de 30 horas semanais, com duração de seis meses, podendo ser prorrogada.
Parceria
As bolsas são disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), coordenadora do programa Ocupação Social, em ação realizada junto com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e em parceria com a Fundação de Amparo e Apoio a Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
A atuação dos bolsistas selecionados também servirá como material de análise para pesquisa aplicada no monitoramento e avaliação de ações desenvolvidas dentro do programa, com o uso de técnicas de engajamento de jovens nos bairros moradores de contemplado pelo Ocupação Social, resultando na melhoria da gestão e das políticas públicas.
Ocupação Social
O Programa tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídio entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.
São 26 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas.
Informação à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDHSuellen Barone / Maurílio MendonçaTelefone: 3636-1334E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br