03/07/2018 15h21

Região 5 de Vila Velha recebe Ocupa Barramares, ação do Ocupação Social

No último sábado (30), a região de Terra Vermelha recebeu diversos serviços públicos e gratuitos por meio do evento Ocupa Barramares, uma ação de cidadania realizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Prefeitura de Vila Velha e a Associação de Moradores de Barramares. Foi um dia repleto de atividades e com atendimento ao cidadão, incluindo corte de cabelo, aferição de pressão, cadastro de desempregados e negociação de dívidas.

“Um sábado de trabalho e de orgulho. Essa ação foi uma resposta aos pedidos da comunidade, em especial da Associação de Moradores de Barramares, com a presidente Rita Botelho. Essa parceria foi fundamental para que pudéssemos atender a tantos moradores com serviços do Estado e da Prefeitura de Vila Velha”, disse a subsecretária de Estado de Cidadania e Inclusão Social, Gracimere Gaviorno.

Participação

O evento contou com a presença de vários moradores que puderam participar das ações ofertadas pelo programa Ocupação Social, das 10h às 14h, no galpão, um espaço que fica na Avenida Califórnia, em Barramares, e que foi cedido pela comunidade.

Estiveram presentes no dia do evento os parceiros Zenilda Instituto de Beleza e Escola de Formação Profissional, com atividade de corte de cabelo; a Guarda Municipal de Vila Velha e o Detran|ES, com ações de educação no trânsito; a Secretaria Municipal de Saúde, com a aferição de pressão e glicemia; e o cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), junto à Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Também estiverem no evento servidores da Cesan, com ações de negociação de débitos; assim como do Procon, com os serviços de negociações de dívidas. Pelo Governo do Estado, ainda marcaram presença a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), com orientações sobre o Programa Jovens Valores; e a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), com cadastro de desempregados.

O Ocupa Barramares ainda teve o atendimento das Subsecretarias de Políticas sobre Drogas e de Políticas para Mulheres; além de apresentações culturais, com a arte circense de Junny Salim e a capoeira do Centro Educacional Cultural da Arte Capoeira (Cecac), do Mestre Ethiene.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça