24/08/2016 14h00 - Atualizado em 29/12/2016 16h38

Projeto Jovem Ser chega a Serra, no bairro Jardim Carapina

A partir de setembro, os moradores de Jardim Carapina, na Serra, recebem o projeto Jovem Ser, desenvolvido pela Escola Brasileira de Coaching (Ebracoaching), em parceria com o Movimento Espírito Santo em Ação, para o Programa Ocupação Social, do Governo do Estado. As inscrições seguem até dia 29 de agosto, e podem ser feitas pelo site sistemas.es.gov.br/jovemser.

Jardim Carapina é o segundo bairro que recebe o projeto, iniciado em São Torquato, Vila Velha, neste ano. “Quando entrei no Jovem Ser eu estava sem estudar, sem emprego e sem perspectiva. Pode ser até difícil, mas em seis meses eu voltei a estudar, concluí o Ensino Fundamental e iniciei o Ensino Médio, comecei a trabalhar como Menor Aprendiz, e hoje já estou em novo estágio, coordenando uma equipe de menores aprendizes. A próxima meta é passar na Ufes, no curso de Direito. Ano que vem eu começo a estudar em cursinho”, conta Geovani Silvério Rodrigues, de 17 anos.

Nesta terça-feira (23), ele esteve no CRAS/CAI de Jardim Carapina e conversou com jovens moradores do bairro da Serra, interessados em participar do Jovem Ser. Foram abertas 30 vagas para a região. “Nossa intenção é ajudar o jovem, nosso principal foco, a descobrir os seus talentos e, dessa forma, aprender a como aperfeiçoar e potencializar suas qualidades, assim como fez o Geovani”, explicou Fernando Gadelha, coordenador do Jovem Ser.

O projeto trabalha com profissionais especializados, todos voluntários, que vão se reunir com os jovens selecionados durante doze semanas. As atividades começam em setembro e terminam em dezembro deste ano. As reuniões são semanais, em dias e horários escolhidos pelo orientador e o jovem participante, em espaços cedidos pelo CRAS/CAI de Jardim Carapina.

“A cada encontro novas dicas e técnicas de coaching serão aplicadas para motivar e inspirar o jovem a pensar sobre seu futuro”, salientou Gadelha.

Público

As ações serão realizadas para moradores do bairro Jardim Carapina e, também, de bairros vizinhos, atendidos pelo CRAS/CAI. O público é preferencialmente de jovens, de 16 a 24 anos.

No dia 31 de agosto, após concluídas as inscrições, será disponibilizado no CRAS/CAI de Jardim Carapina o resultado parcial, com a lista de nomes de pessoas que serão convidadas para a entrevista individual, em segunda etapa de seleção que será realizada pela Ebracoaching.

Os encontros semanais, entre orientador e orientando, começam a partir do dia 19 de setembro. “Jardim Carapina é o segundo bairro do Programa Ocupação Social a ser atendido pelo Jovem Ser. O sucesso atingido em São Torquato, Vila Velha, com o projeto nos fez acreditar que seria possível levar essa experiência de orientação por meio de coaches aos jovens moradores de outros bairros”, defendeu a secretária de Estado de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.

Parceria

O projeto Jovem Ser, desenvolvido pela Escola Brasileira de Coaching em parceria com o Movimento Espírito Santo em Ação, tem o apoio da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae), coordenadora do Ocupação Social.

O Programa Ocupação Social atua em 25 bairros de nove municípios do Estado, atendidos por concentrarem, historicamente, o maior número de homicídios. Os principais objetivos são reduzir o índice de homicídios de jovens (hoje, 40% das vítimas de homicídios tem entre 15 e 24 anos), aumentar o percentual de jovem estudando e/ou trabalhando e reduzir o abandono escolar.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras