01/06/2018 10h59 - Atualizado em 04/06/2018 13h33

Projeto ‘A Academia vai à Escola’ incentiva a literatura nos bairros do Ocupação Social

Durante os meses de junho a novembro deste ano, 20 escolas da Rede Pública Estadual, localizadas em bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social, vão receber palestras de escritores da Academia Espírito-Santense de Letras. A iniciativa faz parte do projeto ‘A Academia vai à Escola’ e é uma realização da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Academia.

O primeiro palestrante será o presidente da Academia Espírito-Santense de Letras, Francisco Aurélio Ribeiro, que estará no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Beato – Escola Viva, em Planalto Serrano, Serra, nesta terça-feira (05), às 10h.

Ainda estão previstas palestras em mais três bairros da Serra, em junho. Na quinta-feira (07), também em Planalto Serrano; no dia 12 de junho, em Feu Rosa; e no dia 19 de junho, em Central Carapina. Mais informações no quadro logo abaixo.

Quadro

Dia

Escola

Bairro

Palestrante

05/06

Escola Viva Joaquim Beato

Planalto Serrano

Francisco Aurélio Ribeiro  

07/06

Prof. João Antunes das Dores

Planalto Serrano

Ester Abreu

12/06

Antônio Engracio da Silva

Feu Rosa

Pedro Nunes

19/06

Jones José do Nascimento

Central Carapina

Wanda Alckmin

Objetivos

Entre os objetivos do projeto, destacam-se a ampliação do repertório literário dos alunos; desenvolvimento de habilidades socioemocionais; redução da taxa de abandono da escola; estímulo ao empreendedorismo; e interação com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento.

Nesses encontros, os escritores poderão falar aos alunos sobre suas experiências literárias nos mais diversos gêneros (romances, contos, poesias, crônicas, biografias, memória etc.), além de abrir espaço para interação por meio de perguntas e apresentação dos alunos.

Alcance

Os bairros que serão atendidos pelo projeto são: Planalto Serrano, Feu Rosa, Central Carapina, Bairro das Laranjeiras e Vila Nova de Colares, na Serra; Boa Vista, Santa Rita e São Torquato, em Vila Velha; Bairro da Penha, em Vitória; Nova Rosa da Penha, em Cariacica; Zumbi, em Cachoeiro; e Interlagos e Aviso, em Linhares.

Cada escola contará com um profissional que fará o acompanhamento do projeto e será responsável por apresentar a obra dos autores aos alunos.

Ocupação Social

O programa tem como principal objetivo a promoção de uma rede de oportunidades de educação, de empreendedorismo e de renda para jovens com maior exposição à violência. Não é um programa de segurança. É de oportunidades, por meio de ações que garantam a promoção e a defesa de direitos humanos. Sendo Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).


Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Telefone: 3636-1334
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras