18/02/2016 10h00 - Atualizado em 29/12/2016 14h25

Pinheiros é o nono município a receber o Ocupação Social

Pinheiros vai recebeu uma pesquisa de campo para a implantação do Projeto Estruturante Ocupação Social. O estudo, uma parceria a ser desenvolvida entre o Governo do Espírito Santo, a Prefeitura de Pinheiros e os moradores deve começar no próximo mês. A cidade foi incluída no projeto este ano, sendo o nono município envolvido.

O Ocupação Social tem como principais objetivos reduzir o índice de homicídios de jovens no Espírito Santo, aumentar a renda desse público e garantir oportunidades a quem mais precisa, com as atividades desenvolvidas em parceria entre poderes públicos, empresários, igrejas, instituições sociais e demais entidades representativas, e com os moradores das comunidades envolvidos em todo o processo.

Em reunião na manhã desta quinta-feira (18), com o prefeito Antônio da Emater, o secretário de Assistência Social Fábio Teixeira e a equipe técnica do município, foi apresentado pelo secretário de Estado de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, o projeto estruturante Ocupação Social. A previsão é de se definir a área de abrangência do projeto, para que as pesquisas de campo, primeira atividade a ser feita em Pinheiros, seja iniciada em março.

“Assim como realizamos a pesquisa nos 17 bairros da Grande Vitória, desde novembro do ano passado, queremos começar os trabalhos nas áreas do Ocupação Social que estão no interior do Estado. Além de Pinheiros, vamos atuar em Linhares, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim”, diz Martinelli.

Em visita ao Projeto Futuro, o prefeito Antonio da Emater apresentou os dados do atendimento do projeto municipal e os bons resultados obtido. “O município já possui o Espaço Futuro que atende crianças e jovens, prestando serviço social, cultural e esportivo com excelentes resultados. A implantação do Projeto Ocupação Social ira reforçar e ampliar a assistência prestada em Pinheiros”, pontuou o prefeito Antonio da Emater.

Para o secretário de Assistência Social Fábio Teixeira, o projeto Ocupação Social é uma excelente oportunidade de mudança: “A proposta de investir em ações que dá oportunidade de renda e promove a inclusão social é primordial para mudar a realidade local”.

Durante a pesquisa serão levantadas as características sociais do bairro, assim como georreferenciados os pontos de interesse, a exemplo dos equipamentos públicos (escolas, unidades de saúde, postos policiais), do comércio local e de áreas de lazer. “Tudo é mapeado, exceto residências. Queremos um diagnóstico territorial completo”, explica o secretário Evaldo Martinelli.

Com os dados reunidos, serão fundamentais para que seja feito um diagnóstico dos bairros, conhecendo mais das características de cada um e, principalmente, entendendo melhor o que querem os jovens moradores dessas localidades. “São os jovens de 15 a 24 anos que representam quase 40% dos homicídios do Estado, e o Ocupação Social tem como principal objetivo mudar essa realidade, levando oportunidades e abrindo novas portas”, frisa Martinelli.

A previsão é de concluir as pesquisas em três meses, até o final do primeiro semestre deste ano. Os bolsistas serão divididos em grupos formados por, no mínimo quatro pesquisadores. E as comunidades são envolvidas em todo o processo, com as associações de moradores reconhecidas pelas prefeituras como principal articulador e mobilizador dos candidatos que poderão se inscrever na seleção.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça