21/09/2016 12h00 - Atualizado em 29/12/2016 17h09

Ocupação Social: mais 60 vagas em cursos para Feu Rosa

Os cursos Crescendo e Empreendendo e Virada da Comunidade estão com vagas abertas para a comunidade de Feu Rosa, na Serra. O Sebrae-ES – em parceria com o Programa Ocupação Social, do Governo do Estado – abriu 60 vagas para os moradores da região, de preferência aos jovens. As inscrições vão até segunda-feira (26), e podem ser feitas na EEEFM Marinete de Souza Lira, que fica na Rua Vitória Régia.

Os cursos fazem parte do projeto Comunidade Empreendedora, realizado em duas semanas pelo Sebrae. São 30 vagas disponíveis para cada curso, com as aulas acontecendo entre 18 e 22 horas, na escola onde estão sendo feitas as inscrições.

Atividades

Na primeira semana, durante o Crescendo e Empreendendo, as aulas acontecem na terça (27), quarta (28) e quinta (29), sempre de noite, na EEEFM Marinete de Souza Lira. Esse projeto apresenta ao jovem o que é empreender, motivando-o a pensar melhor as ideias de negócio e, assim, a pôr em prática o plano de ter uma empresa.

O Virada da Comunidade acontece na semana seguinte, entre os dias 03 e 07 de outubro, no mesmo local e horário. Em cinco dias, o participante desse curso recebe um reforço maior no planejamento de construir um projeto próprio, desenvolvendo a ideia de negócio com orientações profissionais. Após passar por uma série de palestras e oficinas, ele tem a oportunidade de defender sua proposta de empresa a uma banca de jurados, no último dia do curso. A melhor ideia ganha uma vaga no curso Empretec, do Sebrae.

Parceria

As ações foram planejadas pelo Sebrae-ES e pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), com objetivo de levar conhecimento sobre negócios aos moradores de áreas mais vulneráveis, participantes do Programa Ocupação Social. O público principal é o jovem, de preferência o que já tenha interesse em abrir uma empresa ou que já começou a trabalhar com um negócio próprio.

“O objetivo do Sebrae é orientar os participantes sobre a importância de gerir bem os negócios e de enxergar melhor as oportunidades. Quando se há o interesse de ser dono do próprio negócio, é preciso entender o que é necessário ter e fazer para abrir a sua empresa ou se tornar um microempreendedor individual”, explicou o diretor de atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias de Souza.

Programa

O Ocupação Social está em 25 bairros de nove municípios do Estado, com ações em Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares e Pinheiros. As áreas atendidas são as que concentram, historicamente, o maior número de homicídios, além de serem áreas de alta vulnerabilidade social.

Entre os objetivos do programa estão a redução da taxa de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos, a diminuição da evasão escolar e a ampliação do percentual de jovens estudando e/ou trabalhando.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras