Ocupação Social forma primeiras turmas dos cursos de qualificação
As cinco primeiras turmas dos cursos de qualificação profissional, ofertados pelo Senai-ES nos bairros do Programa Ocupação Social, recebem os certificados de conclusão na noite desta quarta (13), às 18h30, no pátio da EEEFM Teotônio Brandão Vilela, em Nova Rosa da Penha, Cariacica.
As aulas de um dos cursos ofertados no bairro, o de eletricista predial, foram realizadas nessa escola. “Agora só penso nos próximos projetos”, comemora a diretora da unidade, Josemária Soares.
Os alunos dos cursos de padeiro e de operador de computador também vão receber os certificados. “Os cursos só foram possíveis graças ao envolvimento da comunidade. Em cada local escolhido para o curso houve a participação direta dos moradores, e graças ao trabalho deles foi possível realizar os cursos no bairro”, afirma a secretária de Estado de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.
As aulas de padeiro foram realizadas na Associação O Bom Samaritano do Brasil, enquanto os alunos do curso de operador de computador tiveram as aulas no micro-ônibus do Senai-ES, que ficou estacionado na praça de Nova Rosa da Penha, em frente à EEEFM Zaíra Manhães de Andrade.
Parceria
Outras 440 vagas para cursos de qualificação profissional foram disponibilizadas pelo Senai-ES, no último dia 04, em edital publicado no site da instituição, com 80 delas com as inscrições já realizadas. A previsão é de que as aulas de eletricista predial e de padeiro comecem na última semana de julho, quando estarão abertas inscrições para 280 vagas, de 23 a 28 deste mês, nos bairros de Jardim Carapina, Central Carapina e Novo Horizonte, na Serra.
“Também teremos uma terceira etapa, nesse edital, com 80 vagas destinadas para o bairro Feu Rosa, na Serra, e as inscrições ficarão abertas de 20 a 25 de agosto”, adianta a secretária Gabriela Lacerda.
As informações sobre os cursos do Senai-ES, incluindo os pré-requisitos e os critérios de seleção, estão disponíveis para consulta no http://www.senai-es.org.br/documentos_senai/2016/2016_06_30_edital_ocupacao_social.pdf.
As vagas são gratuitas e são destinadas a pessoas de baixa renda. Serão abertas 20 vagas por turma. Cada curso terá aulas de segunda a sexta, com carga horária que varia de 160 horas a 300 horas/aula.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br