18/07/2017 14h23

Ocupação Social e OportunidadES com 300 vagas em cursos gratuitos para Boa Vista

Inscrições abertas até domingo (23) em cursos gratuitos para a comunidade de Boa Vista, em Vila Velha. O Ocupação Social e o OportunidadES estão com 300 vagas garantidas para os jovens da região. Parceria das Secretarias de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Para concorrer às vagas basta acessar os sites www.direitoshumanos.es.gov.br ou www.oportunidades.es.gov.br e acessar o link de inscrição para preencher o formulário.

"São 2,1 mil vagas garantidas para cursos gratuitos que serão ofertados nas comunidades. Assim como Boa Vista está sendo atendida com 300 vagas, já foram beneficiadas também com 300 as comunidades de Nova Rosa da Penha, em Cariacica, e de Novo Horizonte, na Serra. Mais quatro bairros também serão contemplados nas próximas semanas. Queremos garantir que todo jovem tenha a chance de desenvolver seus talentos", salientou o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

Cursos

As novidades estão nos cursos de Customização, em que o aluno aprende a transformar roupas usadas em peças novas; e de Administração de Estoque e Armazenamento. Além dessas opções, o bairro Boa Vista ainda vai receber os cursos de Almoxarife, Porteiro, Empreendedorismo, Maquiador, Recepcionista e de Unhas Decorativas.

As aulas vão acontecer em duas escolas do bairro, uma municipal, a Escola Mikheil Chequer; e outra estadual, a Escola Professor Geraldo Costa Alves. Os cursos têm carga horário de 40 horas, e duração próxima de cinco a seis semanas, com opções de turmas para os horários da tarde e da noite.

Os cursos, as vagas e a carga horária estão na tabela abaixo, confira:

Boa Vista, Vila Velha - ESCOLA MUNICIPAL MIKHEIL CHEQUER

CURSOS

CARGA HORÁRIA

DIAS DA SEMANA

TURNO DISPONÍVEL

VAGAS

ALMOXARIFE

40h

TER-QUI

NOITE

30

PORTEIRO

40h

SEG-QUA

NOITE

30

 

Boa Vista, Vila Velha – EEEFM PROF. GERALDO COSTA ALVES

CURSOS

CARGA HORÁRIA

DIAS DA SEMANA

TURNO DISPONÍVEL

VAGAS

ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE E ARMAZENAMENTO

40h

TER-QUI

TARDE

30

ALMOXARIFE

40h

SEG-QUA

TARDE

30

CUSTOMIZAÇÃO: TRANSFORMANDO
ROUPAS USADAS EM PEÇAS NOVAS

40h

TER-QUI

TARDE

30

EMPREENDEDORISMO: CRIANDO E PLANEJANDO
 NEGÓCIOS

40h

TER-QUI

TARDE

30

MAQUIADOR

 40h

SEG-QUA

TARDE

30

PORTEIRO

40h

TER-QUI

TARDE

30

RECEPCIONISTA

40h

TER-QUI

TARDE

30

UNHAS DECORATIVAS

40h

TER-QUI

TARDE

30

 

TOTAL

300

 

Aulas

 

Cada turma tem 30 vagas, sendo que há opções de duas turmas para os cursos de Almoxarife e de Porteiro. As aulas serão ofertadas pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, com os professores indo até a comunidade para lecionar.

 

A matrícula será realizada na primeira aula, prevista para o dia 02 de agosto, sendo indispensável que os selecionados apresentem um documento original com foto (identidade ou carteira de trabalho) e cadastro de pessoa física (CPF), uma cópia de comprovante de residência e a assinatura da ficha de matrícula, que será distribuída no primeiro dia de aula.

 

Cronograma dos cursos

 

VILA VELHA, BOA VISTA

 ESCOLA MUNICIPAL MIKHEIL CHEQUER / EEEFM PROF. GERALDO COSTA ALVES

INSCRIÇÃO

RESULTADO

AULA INAUGURAL

MATRÍCULA

TÉRMINO AULAS NOTURNO

(TER-QUI)

TÉRMINO AULAS NOTURNO

(SEG-QUA)

TÉRMINO AULAS DIURNO

(SEG-QUA)

TÉRMINO AULAS DIURNO

(TER-QUI)

18/07/2017 a 23/07/2017

26/07/2017

02/08/2017

14/09/2017

18/09/2017

04/09/2017

31/08/2017

 

Resultado

 

As listas dos classificados e suplentes serão divulgadas no dia 26 de julho, nos mesmos sites de inscrição (www.oportunidades.es.gov.br e www.direitoshumanos.es.gov.br).

 

Requisitos

 

São pré-requisitos para concorrer a uma das 300 vagas no bairro Boa Vista ter pelo menos 16 anos de idade, residir no município onde o curso será realizado e ter o Ensino Fundamental II Incompleto (podendo ser matriculado o aluno que comprovar saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas).

 

Após o período das inscrições será iniciado o processo de classificação, utilizando-se critérios e pontuações previamente definidos, resumidos na tabela abaixo. A classificação se dará a partir da maior nota geral (soma dos pontos) em ordem decrescente até completar o número total de vagas por curso e turno.

Veja abaixo a tabela:

 

Critérios

Pontos

Local de residência

1 a 8

Idade

1 a 6

Escolaridade

0 a 8

Trabalho

1 a 3

Bolsa família

0 a 1

Reinserção social

0 a 2

Tabela 1 - Critérios e pontuação para classificação

 


Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras