Ocupação Social amplia serviços, abre mais de 27 mil vagas em 2018 e vai realizar mais de 56 mil atendimentos
A Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) quase dobrou o número de vagas que serão ofertadas nas atividades do Programa Ocupação Social. Saltou de pouco mais de 14 mil vagas, em 2017, para 27.319 vagas criadas para as ações de 2018, incluindo cursos de qualificação profissional, bolsas de estudo, estágio, atividades de cultura, práticas esportivas, empreendedorismo, entre outros. Ao todo, a previsão é de realizar mais de 56 mil atendimentos, nos 26 bairros assistidos pelo programa.
Entre as vagas previstas para os jovens, principal público do Ocupação Social, há mais de 9 mil chances em cursos de qualificação profissional e de formação na área do empreendedorismo. Ainda é esperada a criação de 11.480 vagas em atividades e projetos culturais que serão desenvolvidos nas 26 comunidades, junto com outras 6.240 chances na prática de esportes.
“Focamos na juventude dos bairros com maior índice de homicídios de jovens com o objetivo de levar mais chances e mais serviços a quem mais precisa. Estamos reduzindo a violência com prestação de serviço e atividades de cunho social, permitindo que o jovem possa sonhar com seu futuro”, salientou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.
As ações do programa ainda atuam na promoção de cidadania. São quatro atividades que preveem, para 2018, mais de 28 mil atendimentos realizados nos 26 bairros do Ocupação Social. São ações que incluem o Ocupa, levando prestação de serviços até os moradores, incluindo emissão de documentos, revisão de dívidas, corte de cabelo, etc; assim como Papo de Responsa e o Trocando Ideia, que dialoga com a juventude sobre violência, cultura, direitos, drogas, entre outros assuntos.
Um serviço mais recente, o Ocupa Participativo, realiza reuniões nas comunidades, com o Estado permitindo que a população escolha uma obra que será realizada pelo poder público na comunidade. Até o momento, cinco reuniões já foram realizadas e as próximas 21 acontecem até o final de março, sempre de noite e num local cedido pelos moradores.
Acompanhe o site www.direitoshumanos.es.gov.br e as páginas no Facebook @DireitosHumanosES e @OcupacaoSocialES e fique de olho nas novidades de cada projeto, com prazos e inscrições.
Informações à ImprensaAssessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDHSuellen Barone / Maurílio MendonçaTelefone: 3636-1334E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br