11/09/2017 09h08 - Atualizado em 11/09/2017 09h45

Ocupação Social: 300 vagas para cursos de qualificação profissional do Sesi

Estão abertas 300 vagas em cursos de qualificação profissional. Chance para quem quer entrar no mercado de trabalho preparado ou sonha em aprender uma nova profissão. Uma ação do Programa Ocupação Social em parceria com o Sesi-ES. As inscrições acontecem de 11 de setembro até o dia 1º de outubro, e podem ser feitas pelo site www.direitoshumanos.es.gov.br, clicando em Cursos Sesi.

“As chances são para os cursos de auxiliar de escritório e de ajudante de cozinha. Os cursos têm entre 32 e 40 horas de carga horária, e acontecem nas comunidades atendidas pelo programa. Buscamos levar as oportunidades até quem mais precisa, ajudando na criação de novos caminhos”, salienta o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

Há vagas para os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus e Pinheiros, no interior do Estado; e em Cariacica, na Grande Vitória. Com as aulas acontecendo nos bairros atendidos pelo Ocupação Social, em parceria com as prefeituras dessas cidades.

Requisitos

Para se inscrever nos cursos é necessário ter a idade mínima de 16 anos, ter o Ensino Fundamental completo e residir no município onde será o curso.

As aulas acontecem nos períodos da tarde, das 13h30 às 17h30, e durante o período da noite, das 18h às 22h. A lista com os locais de realização e os horários exatos dos cursos, por bairro, pode ser conferida logo abaixo.

Quadro

Bairro

Turno

Local de realização

Cachoeiro de Itapemirim

Zumbi

30

Paróquia Sagrados Corações.  Igreja São José do Operário. Rua Adriano Pereira, n° 1.

Cariacica

Castelo Branco

30

EMEF Joana Maria da Silva. Rua Celestino de Almeida, 1-75.

Nova Esperança

30

EMEF Padre Anthonius Lute. Rua Paraguai, nº 1.

Colatina

Ayrton Senna

30

EMEF João Manoel Meneguelli. Av. Dulcino Batista Ximenes, nº 1.

Bela Vista

30

EMEF Belmiro Teixeira Pimenta. Rua Fortunato Machado Ribeiro, nº  300.

Linhares

30

Centro de Educação Profissional Eurico de Aguiar Salles. Av. Filogônio Peixoto, n° 728.

Interlagos

Pinheiros

Parte urbana

30

EMEF Governador Carlos Lindemberg. Rua Olímpia, 175, bairro Santo Antônio.

São Mateus

Bom Sucesso

30

Centro Integrado Sesi/Senai São Mateus. Av. Dom José Dalvit, n° 100, bairro Santo Antônio.

Vila Nova

Ajudante de Cozinha

Resultado

Após o termino das inscrições, os candidatos passarão por um processo de classificação, que levará em conta o seu local de residência, idade, escolaridade, trabalho, participação no programa bolsa família e reinserção social. Em seguida, as listas com os candidatos qualificados ficarão expostas nos locais de realização dos cursos, a partir do dia 06 de outubro, até o início das matrículas.

A matrícula será feita nos locais de realização dos cursos, nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h, em duas chamadas, com a primeira acontecendo nos dias 17 e 18 de outubro, e a segunda no dia 23. Os candidatos deverão preencher a ficha de matrícula, disponível no local, e apresentar original e cópia de um documento de identificação com foto, comprovante de residência e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Pessoas com deficiência também deverão apresentar um laudo médico.

Caso o candidato tenha menos de 18 anos a matrícula deverá ser feita por um representante legal da pessoa, portando os mesmos documentos. O início das aulas está previsto para acontecer no dia 30 de outubro.

Parceria

As ações são realizadas pela parceria do Sesi-ES com o Programa Ocupação Social, coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), que tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídio entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.

São 25 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas. Já são 10 mil oportunidades confirmadas para o ano de 2017.

Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH