24/06/2016 09h30 - Atualizado em 29/12/2016 15h29

Movimento #CompartilheoBem chega a Colatina

Foto: Secom

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), fez o lançamento do movimento #CompartilheoBem em uma das salas do Cine Gama, em Colatina, na tarde desta quinta-feira (30).

O evento contou com a presença do governador Paulo Hartung; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; da secretaria de Ações Estrategicas, Gabriela Lacerda; demais autoridades e sociedade em geral.

O governador Paulo Hartung destacou que a  campanha é um ato público do Governo para dialogar e mobilizar a sociedade na propagação da cultura da paz em terras capixabas. "Quando mudamos a cultura damos um passo à frente. Nossas polícias estão trabalhando muito bem, mas polícia sozinha não dá conta de tudo. Se juntarmos nossas forças vamos avançar muito na condição de uma vida civilizada com solidariedade e compaixão", disse Hartung.

O Governo tem feito sua parte na redução dos homicídios e no desenvolvimento de políticas de inserção social, mas conta com o comprometimento de todos para continuar avançando e fechar 2016 como o sétimo ano consecutivo de redução dos indicadores criminais.

A cidade de Colatina registra empate nos registros de homicídios, no comparativo entre os dias 1 de janeiro a 31 de maio de 2016, com o mesmo período do ano passado. Os homicídios de mulheres apresentaram redução de 40% neste mesmo período no município.

Em toda a Região Norte, no período de 1 de janeiro a 21 de junho de 2016, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, os homicídios totais apresentaram queda de 25% nos registros. E os homicídios de mulheres reduziram 13%.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, "a redução dos indicadores criminais, principalmente os de homicídios, refletem o trabalho integrado das Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. Temos policiais comprometidos e dedicados em proteger os capixabas. Estamos circulando por várias cidades do interior do Espírito Santo para convidar a todos neste movimento para formarmos uma sociedade de tolerância e de paz".

Além da ação policial, o Governo do Estado tem atuado na criação de oportunidades, com o programa Ocupação Social, voltado para comunidades carentes e focado no público jovem.

"Uma rede de solidariedade é fundamental quando queremos levar novas oportunidades a quem mais precisa. E o Programa Ocupação Social, que chega em 25 bairros do Estado com o objetivo de construir um novo caminho aos jovens moradores desses locais, vê no apoio da comunidade um pilar essencial para que as ações cheguem a quem mais precisa", disse a secretária de Estado de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça