09/05/2016 09h30 - Atualizado em 29/12/2016 15h13

Lideranças de seis bairros entrevistadas para o Ocupação Social

Lideranças comunitárias e religiosas, representantes de equipamentos públicos e coordenadores de projetos sociais, localizados em seis bairros envolvidos no Projeto Estruturante Ocupação Social, foram entrevistados nas duas últimas semanas pela equipe da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae). Os diálogos aconteceram todos na Grande Vitória: em Jardim Carapina e Central Carapina, bairros da Serra; em Flexal II e Castelo Branco, de Cariacica; e em Ulisses Guimarães e Barramares, de Vila Velha.

“Os atores-chaves desses lugares são peças fundamentais para que o projeto estruturante consiga envolver a comunidade e, assim, ampliar o diálogo para que as políticas públicas alcancem, de fato, as demandas dessa população”, explica a secretária da Seae, Gabriela Lacerda.

Esses representantes foram indicados pelos moradores dos bairros, ouvidos pelos bolsistas pesquisadores durante o trabalho de campo realizado entre dezembro de 2015 e os meses de janeiro e fevereiro de 2016, enquanto executavam o mapeamento das necessidades de cada comunidade.

Os bolsistas, além de percorrerem todo o bairro, rua a rua, registrando tudo que era fundamental para criar um mapa da região, também foram responsáveis em entrevistar um morador por rua. Desse levantamento foi possível identificar quais seriam os atores-chaves de cada área.

Coube à Seae agendar as entrevistas, todas realizadas no bairro, entrevistar as lideranças e saber de suas posições e opiniões sobre a comunidade, além de avaliar as condições estruturais dos equipamentos públicos e demais espaços físicos que atendem aos moradores, em especial das Escolas da Rede Pública Estadual e Municipal, das Unidades de Saúde e dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Além desses seis bairros, já foram ouvidos pela equipe da Seae os atores-chaves de outras seis comunidades: São Torquato e Santa Rita, em Vila Velha; de Nova Rosa da Penha e Nova Esperança, em Cariacica; e de Vila Nova de Colares e Feu Rosa, na Serra; totalizando 12 dos 25 bairros, até o momento.

Ainda serão entrevistadas, neste mês, as lideranças de mais cinco bairros da Grande Vitória: Nova Palestina, em Vitória; Boa Vista, em Vila Velha; e Novo Horizonte, Planalto Serrano e Bairro das Laranjeiras, na Serra. Os bairros do interior ficarão para os meses de junho e julho.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras