26/01/2017 14h50

Jovens emocionam em evento do Ocupação Social, em Jardim Carapina

De canções exclusivas a poesias autorais, a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão das atividades do Projeto “Jovem Ser”, realizado na noite desta quarta-feira (25), foi emocionante. O evento, totalmente organizado e feito pelos jovens atendidos pelo projeto, ainda teve apresentação de grupo de dança e a improvisação característica do Hip Hop.

“Ver o quanto esses jovens conseguiram desenvolver seus talentos e presenciar a capacidade deles de assumir o protagonismo não só do evento, mas da vida deles, é prova de que estamos acertando nas ações do Programa Ocupação Social e de levar cada vez mais oportunidades a quem mora nessas áreas tão vulneráveis”, salientou o secretário de Direitos Humanos, Julio Cesar Pompeu.

O Projeto “Jovem Ser” atendeu a mais de 20 jovens da região de Jardim Carapina, na Serra, e contou com o apoio da prefeitura, por meio do Centro de Atendimento Integrado (CAI) do bairro.

A ação, realizada pela Escola Brasileira de Coaching (EBRACoaching) em parceria com o Movimento Espírito Santo em Ação, conta com a participação direta de coaches voluntários, que orientam os participantes a desenvolver seus talentos e a traçar metas para alcançar seus objetivos de vida. Esse treinamento acontece por meio de encontros individualizados entre os jovens e os seus orientadores.

“Essas reuniões foram fundamentais para ajudar os participantes do projeto a explorar suas habilidades e a traçar suas metas para que seus sonhos e objetivos fossem alcançados. E no evento nós vimos o quanto eles aprenderam com o ‘Jovem Ser’”, salientou a subsecretária de Ações Estratégicas, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Gabriela Lacerda.

Conquistas

O Rony Santos, de 20 anos, por exemplo, entendeu com o “Jovem Ser” que o talento dele é a música e que ele precisa focar mais em seu sonho. Ele, que toca violão desde os 15 anos e já compôs mais de 20 músicas, começou a colher os bons frutos desse esforço: está participando de apresentações culturais e, nesta semana, foi a um programa de música da Rádio Espírito Santo.

Outro que investiu no seu talento foi Ramon de Oliveira, 27 anos. Com o projeto ele enxergou empreendedorismo no seu passatempo e assumiu o risco ao investir na culinária. Montou sua própria empresa e atualmente produz e comercializa brigadeiros gourmet, além de outras delícias.

Objetivos

O Jovem Ser, que contou com a parceria da Prefeitura da Serra e do CAI de Jardim Carapina, é uma das ações integrantes do Ocupação Social. O programa, coordenado pela SEDH, tem como principal objetivo a redução dos índices de homicídio de jovens, especialmente com a faixa etária entre 15 e 24 anos, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Estado.

O programa atua em 25 bairros da Grande Vitória e do interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, ações de promoção e de formação em empreendedorismo, junto com projetos que favoreçam a geração de renda, acompanhados de atividades culturais, esportivas e socioemocionais.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça