24/01/2017 18h00 - Atualizado em 24/01/2017 18h01

Jovens de Jardim Carapina recebem certificados de ação do Ocupação Social

Foto: Divulgação
Ramon Oliveira abriu uma empresa de brigadeiros gourmet e outros doces após participar do projeto Jovem Ser

Serão entregues, nesta quarta-feira (25), os certificados de conclusão das atividades do Projeto “Jovem Ser” para mais de 20 jovens que receberam treinamento para desenvolver seus talentos e traçar metas para alcançar seus objetivos de vida, em Jardim Carapina, na Serra. A ação, realizada pela Escola Brasileira de Coaching (EBRACoaching) em parceria com o Movimento Espírito Santo em Ação, é uma das atividades desenvolvidas pelo programa Ocupação Social, do Governo do Estado.

A cerimônia, prevista para começar às 18h30, será no auditório do Centro de Atendimento Integrado (CAI) de Jardim Carapina. O local foi a sede das atividades do “Jovem Ser” que, durante três meses, pode desenvolver as ações com a ajuda de coaches voluntários e por meio de encontros individualizados entre os jovens atendidos e os seus orientadores.

“Essas reuniões foram fundamentais para ajudar os participantes do projeto a explorar suas habilidades e a traçar suas metas para que seus sonhos e objetivos fossem alcançados”, salientou a subsecretária de Ações Estratégicas, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Gabriela Lacerda.

Conquistas

Mal concluíram as atividades e os resultados já começaram a aparecer. É o exemplo de Rony Santos, de 20 anos, que durante esse período com o “Jovem Ser” focou no sonho de ser músico profissional. Ele, que toca violão desde os 15 anos e já compôs mais de 20 músicas, começou, agora, a colher os bons frutos: está participando de apresentações culturais e, nesta semana, conseguiu se apresentar em um programa de rádio do Estado.

Outro que investiu no seu talento foi Ramon de Oliveira, 27 anos. Com o projeto ele enxergou empreendedorismo no seu passatempo e assumiu o risco ao investir na culinária. Montou sua própria empresa e atualmente produz e comercializa brigadeiros gourmet, além de outras delícias.

Objetivos

O Jovem Ser, que contou com a parceria com a Prefeitura da Serra e do CAI de Jardim Carapina, é uma das ações integrantes do Ocupação Social. O programa, coordenado pela SEDH, tem como principal objetivo a redução dos índices de homicídio de jovens, especialmente com a faixa etária entre 15 e 24 anos, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Estado.

O programa atua em 25 bairros da Grande Vitória e do interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, ações de promoção e de formação em empreendedorismo, junto com projetos que favoreçam a geração de renda, acompanhados de atividades culturais, esportivas e socioemocionais.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça