05/07/2016 17h50 - Atualizado em 29/12/2016 15h46

Inscrição para cursos de qualificação termina nesta quinta (07)

Foto: Secom

Para poder concorrer a uma das 440 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, disponíveis no edital lançado pelo Governo do Estado e pelo Senai-ES, na segunda-feira (04), o candidato precisa morar no município onde serão ofertadas as aulas, ter mais de 16 anos e cumprir com a escolaridade mínima exigida pelo curso. Na primeira etapa de inscrição, apenas as vagas destinadas para o bairro de São Torquato, em Vila Velha, estão disponíveis.

“Os cursos são ofertados nos bairros atendidos pelo Ocupação Social, e fazem parte do objetivo do programa, de levar oportunidades a regiões que são mais vulneráveis e que precisam de uma atenção maior do Estado e de nossa sociedade, como um todo. São áreas que concentram mais homicídios, historicamente, e onde os jovens estão mais expostos à violência. Garantir novas oportunidades a essas comunidades ajuda a mudar o contexto local e a criar novos caminhos para quem mora nessas regiões, principalmente aos jovens, público que precisamos atingir com nossas ações”, explicou a secretária de Estado de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.

Em dois dias de inscrições, mais de 700 pessoas se inscreveram para as vagas em São Torquato. “Isso mostra a importância de se criar oportunidades a quem precisa”, ressaltou Lacerda. Por enquanto, são 80 vagas disponíveis para os cursos de Padeiro e de Eletricista Predial, com as aulas acontecendo respectivamente na Casa de Oração e na Escola Estadual Silvio Rocio, os dois espaços em São Torquato. “As demais vagas serão disponibilizadas nas próximas semanas, atendendo a quatro bairros na Serra”, adiantou a secretária.

Requisitos

Para todos os cursos ofertados pelo Senai-ES, em São Torquato, o candidato precisa ter mais de 16 anos e morar no bairro em que acontecerão as aulas ou, pelo menos, no município, como explica o edital publicado no http://www.senai-es.org.br/documentos_senai/2016/2016_06_30_edital_ocupacao_social.pdf.

O candidato ainda precisa ter a escolaridade mínima exigida para o curso: há opção para quem deixou a escola na primeira e na segunda fase do Ensino Fundamental, e para quem saiu da escola no Ensino Médio. E não precisa estar estudando.

As inscrições são online e seguem abertas até esta quinta-feira (07), somente para as vagas disponíveis no bairro São Torquato. O candidato, além de cumprir com os pré-requisitos listados acima, precisa preencher o formulário disponível no site www.sistemas.es.gov.br/ocupacaosocial. A previsão é de que o resultado do processo seletivo saia no próximo dia 11.

Parceria

Os cursos são ofertados pela Unidade Integrada de Ações Móveis, e vão acontecer em espaços cedidos pelas comunidades, aproveitando a infraestrutura já existente ou contando com os kits disponibilizados pelo Senai-ES, que leva e instala os equipamentos necessários no local das aulas.

As vagas gratuitas são destinadas a pessoas de baixa renda e serão abertas 20 vagas por turma. Em São Torquato, haverá aulas de tarde, entre 13 e 17 horas, e de noite, das 18 às 22 horas. Cada curso terá carga horário de 200 horas.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras