22/06/2016 10h10 - Atualizado em 29/12/2016 15h23

Governo lança movimento #CompartilheoBem em Linhares

Foto: Leonardo Duarte

Nesta terça-feira (21), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), convidou a sociedade linharense a mudar os hábitos, ajudar ao próximo e “compartilhar o bem”. O lançamento do movimento #CompartilheoBem aconteceu em um dos cinemas do shopping Center Norte Conceição, no Centro de Linhares. Estiveram presentes o governador Paulo Hartung, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, e demais autoridades.

O Governo tem feito a sua parte na redução dos homicídios e no desenvolvimento de políticas de inserção social, mas conta com o comprometimento de todos para continuar avançando e fechar 2016 como o sétimo ano consecutivo de redução dos indicadores criminais.

O governador Paulo Hartung destacou que não se pode terceirizar a educação de nossos filhos "a transmissão dos valores essenciais para a formação do cidadão é um papel indelegável da família. Este movimento busca estimular o envolvimento de todos na construção de uma sociedade melhor. Estamos fazendo a nossa parte, reduzindo os homicídios e proporcionando oportunidades para os jovens, por meio do Ocupação Social e Escola Viva", afirmou.

A cidade de Linhares apresenta uma redução de 63% nos registros de homicídios, no comparativo entre os dias 1 de janeiro e 19 de junho de 2016, com o mesmo período do ano passado. Os homicídios de mulheres também apresentaram redução de 30% neste mesmo período no município.

Em toda a Região Norte, no período de 1 de janeiro e 19 de junho de 2016, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, os homicídios totais apresentaram queda de 25% nos registros. E os homicídios de mulheres reduziram 13%.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, "esta redução é fruto do trabalho integrado desenvolvido em todo o Estado, de muito planejamento e da atuação firme dos policiais que atuam no atendimento ao cidadão. Assim como fizemos em Vitória, estamos em Linhares convidando todo o Norte do Estado a aderir ao nosso movimento e nos ajudar a manter a queda dos homicídios em todo o Espírito Santo".

Além da ação policial, o Governo do Estado tem atuado na criação de oportunidades, com o programa Ocupação Social, voltado para comunidades de maior vulnerabilidade social e focado no público jovem.

O Ocupação Social tem como principais metas aumentar a renda desse público e garantir oportunidades a quem mais precisa, além de reduzir o abandono escolar. As atividades são desenvolvidas pelo poder público em parceria com empresários, igrejas, voluntários, instituições sociais e outras entidades representativas. Além disso, os moradores das comunidades são envolvidos durante todo o processo.

"Essa rede de solidariedade é fundamental para que esses jovens se sintam abraçados pelas oportunidades que serão levadas até eles. Cada liderança dessas comunidades busca colaborar para que as ações tenham sucesso, e essa vontade de fazer o bem é fundamental para conseguir alcançar nossos objetivos", disse a secretária de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras