25/03/2015 10h00 - Atualizado em 27/12/2016 17h30

Governo apresenta Ocupação Social para representantes de igrejas evangélicas

Foto: Thiago Guimarães
Com o objetivo de saber mais sobre o programa Ocupação Social e conhecer as ações desenvolvidas pelo Estado na melhoria da Segurança Pública e Defesa Social, representantes de aproximadamente 60 igrejas evangélicas da Região Metropolitana da Grande Vitória se reuniram com o governador Paulo Hartung, na tarde desta quarta-feira (25), no Salão São Tiago, Palácio Anchieta.

Também participaram da reunião os secretários de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli; e a superintendente de Comunicação Social, Andréia Lopes. Os líderes religiosos conheceram o perfil das vítimas de violência no Espírito Santo e como o Ocupação Social é a proposta para reduzir ainda mais os índices de criminalidade em áreas vulneráveis no Estado.

“Estamos construindo uma política pública com várias mãos, envolvendo toda a sociedade, com o objetivo claro e definido de reduzir o número de homicídios entre os jovens do Espírito Santo. Atualmente, 40% das vítimas, no Estado, morreram com idade entre 15 e 24 anos, eram homens e estavam fora da escola. Nossos projetos sociais precisam chegar até esse público, oferecendo oportunidades de renda, de trabalho e de construção social, com cultura, esporte, lazer e empreendedorismo”, explicou o secretário Evaldo Martinelli.

Durante o encontro, o governador Paulo Hartung explicou que a agenda  com as lideranças religiosas faz parte de uma estratégia do Poder Executivo Estadual para ampliar o diálogo com diferentes seguimentos da sociedade capixaba com o objetivo de detalhar as ações previstas para redução dos indícios de criminalidade, principalmente, nas regiões com vulnerabilidade social.Hartung disse ainda que a participação das lideranças religiosas é fundamental para aprimora as ações previstas para área da segurança pública.

"A situação é desafiadora. Avançamos muito nos últimos anos com a modernização de nosso sistema prisional, com a criação de mecanismos inteligentes como o Ciodes, Mapa do Crime e pesquisa de vitimização. Todos estes foram passos importantes, porém, entendemos que precisamos avançar e a intenção é combinar ações já existentes com ações sociais em  territórios que tem alto índices de violência no Estado. Precisamos estabelecer diálogo profundo entre Governo, prefeituras e comunidade", detalhou Hartung.

O secretário de Ações Estratégicas disse, ainda, que é preciso agir de forma mais preventiva, chegando aos mais novos, em sala de aula, atuando com projetos que ajudem a impedir que esses jovens venham a se tornar mais vulneráveis com o passar dos anos. “E precisamos do apoio de toda sociedade para alcançar esse objetivo. É Poder Público e sociedade civil atuando coletivamente, a favor de nossa juventude”, concluiu Martinelli.

O secretário de Segurança Pública, André Garcia, repassou aos presentes os indicadores criminais do Estado e apontou o trabalho conjunto de todas as instituições na redução dos homicídios e crimes contra a pessoa e patrimônio. “Esta conversa é muito importante. Segurança Pública não é apenas responsabilidade das polícias Civil e Militar. A participação das comunidades evangélicas é essencial neste esforço de retirar os jovens capixabas do caminho da criminalidade”, destacou.

"Sabemos que a igreja tem uma capilaridade muito forte nesta área e esse convite do governador é uma demonstrava pública. Acreditamos que o Governo do Estado pode intensificar as ações de ressocialização, entre elas, apoiar a evangelização dentro dos presídios. A preocupação é grande e queremos ajudar", opinou o pastor Ezequias Soares.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça