08/10/2015 10h00 - Atualizado em 29/12/2016 13h51

Governador coordena Reunião Integrada de Segurança Pública

Foto: Thiago Guimarães

O governador Paulo Hartung coordenou a décima Reunião Integrada de Segurança Pública, realizada na tarde desta quinta-feira (08). Na ocasião, foram apresentados e avaliados resultados estatísticos criminais de janeiro a 06 de outubro deste ano, além do trabalho integrado para o combate à criminalidade e à redução de ocorrências, envolvendo policiais civis, militares e bombeiros de todo o Estado.

Durante o encontro, o governador do Estado, Paulo Hartung, aproveitou a reunião com a presença de representantes de diferentes órgãos ligados direta e indiretamente à segurança pública e reiterou que o setor é uma área de alta prioridade no Governo do Estado que tem atuado de forma técnica fazendo uso de avançadas ferramentas de gestão.

"Participo desta reunião, que é uma iniciativa gerencial, para analisarmos de forma integrada temas importantes como as ações já realizadas, os atuais desafios, além de atualizarmos os próximos cenários com suas oportunidades e desafios. Segurança pública é uma área desafiadora, mas com muito trabalho e atuação articulada com diversos órgãos do Poder Público, pretendemos continuar reduzindo nossos índices e implantar a cultura de paz em nosso Estado e País”, explicou o governador.

Além do governador, estiveram presentes os secretários de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli; de Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, e de Governo, Ângela Silvares; o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Rabello Vieira; a diretora-presidente do Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (Iases), Ana Maria Petronetto Serpa; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antonio Nascimento; a chefe de Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo D’Isep; representantes das Polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, da Defensoria Pública, da Receita Federal e do Ministério Público, representantes das prefeituras de Vila Velha e Serra, além de delegados de Polícia Civil e comandantes de companhias e batalhões da Polícia Militar.

Integração

Durante sua apresentação, o secretário André Garcia destacou a redução acima de 10% no número total de homicídios registrados neste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

"Hoje foi divulgado o 9° Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base de dados de 2014, e apesar do aumento geral de homicídios no Brasil, o Espírito Santo é um dos poucos Estados que reduziu os assassinatos. Em 2015, pouco mais de nove meses se passaram e nós mantemos a redução: estamos com queda acima de 10% no número de homicídios comparando com o mesmo período do ano anterior. Esse resultado é fruto do trabalho integrado das polícias civil e militar. Uma reunião como esta que fizemos fortalece nosso planejamento e serve para compartilhar com as entidades ligadas à Segurança as estratégias que devem ser mantidas", destacou o secretário André Garcia.

O secretário Evaldo Martinelli salientou a importância de se atuar com foco e com projetos monitorados para que o Ocupação Social alcance o objetivo de reduzir o número de homicídios no Estado, principalmente entre os jovens de 15 e 24 anos. “Os próximos passos serão as pesquisas com todos os jovens que moram nos bairros do Ocupação Social e que estão fora da escola. Já temos a lista e queremos ouvir a todos que queiram ser entrevistados. Só assim conseguiremos ter uma rede que funcione de forma integrada e atendendo às necessidades desses meninos”, explicou Martinelli.

Mais duas Reuniões de Avaliação de Indicadores e Metas de Segurança Pública estão previstas para acontecer ainda este ano.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça