Estado investirá em áreas de maior vulnerabilidade em Linhares
Quatro bairros da cidade de Linhares, assim como outras áreas de municípios da Região Norte, receberão atenção especial do Governo do Espírito Santo e das prefeituras locais em projetos e ações de prevenção social. O objetivo é alcançar o público jovem, que está fora da escola e que vive em áreas vulneráveis, de alto índice de criminalidade. Hoje, pode-se afirmar que 41% das vítimas de homicídios são homens, com idade entre 15 e 24 anos, com 70% deles fora da escola.
"Há áreas específicas da Região Norte, mais ainda no município de Linhares, que precisam de mais atenção. O que precisamos fazer é focar nessas áreas vulneráveis, especialmente no público jovem, fora da escola e principal vítima da violência. São eles que precisam de nossa atenção e devem ser priorizados pelo Estado, pela Prefeitura e por todos os atores da sociedade civil que quiserem contribuir”, salientou o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, durante sua apresentação na Reunião de Avaliação de Indicadores em Segurança Pública, realizada na tarde desta terça-feira (03), no município de Linhares.
Durante sua apresentação, o secretário Martinelli destacou a importância de integração dos poderes públicos com a sociedade civil para atuarem em parceria em áreas que merecem maior atenção.
Ao final do evento, o governador Paulo Hartung destacou que o objetivo principal do encontro foi interiorizar o debate sobre a segurança pública no Estado. O governador disse que a articulação social precisa começar no Poder Executivo Estadual para produzir políticas públicas sociais e, consequentemente, atuar em parceria com os demais órgãos públicos de diferentes instâncias.
"A primeira tarefa é articular o Governo de uma forma profissional e transparente. Precisamos das demais instituições públicas do nosso Estado. Precisamos mudar leis e regimentos que estão desatualizados. Não existe no mundo exemplos bem sucedidos na área da segurança pública que não tenham contado com a presença das prefeituras e sociedade", destacou Paulo Hartung.
Além do governador Paulo Hartung e de seu vice, César Colnago, nomeado coordenador geral das áreas sociais do Governo do Estado, estiveram presentes os prefeitos de Linhares, Nozinho Correa; e de São Mateus, Amadeu Boroto; os secretários de Estado de Educação, Haroldo Rocha; de Cultura, João Gualberto; de Comunicação, Andréia Lopes; o comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antônio; a chefe da Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo D'Isep; além de delegados de polícia civil e comandantes de companhias e batalhões da Polícia Militar.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, destacou a importância da realização da reunião no Norte do Estado. "Debater as ações de segurança pública com os prefeitos municipais e demais interlocutores da área de segurança reforça a integração dos esforços no trabalho contínuo de redução dos indicadores. O Governo do Estado está comprometido em baixar cada vez mais os registros de homicídios e crimes contra a pessoa e patrimônio e é importante encontrar soluções conjuntas para atingirmos nosso objetivo".
A Reunião de Avaliação de Indicadores em Segurança Pública aconteceu no Hotel Days Inn Linhares, no Centro da Cidade, entre 14 e 18 horas. Aproximadamente 100 pessoas participaram da atividade, incluindo lideranças da sociedade civil local. Antes de encerrar a reunião, o governador ouviu a todos os comandantes e delegados dos municípios da Região Norte.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br