03/03/2015 17h00 - Atualizado em 27/12/2016 17h04

Estado investirá em áreas de maior vulnerabilidade em Linhares

Foto: Thiago Guimarães

Quatro bairros da cidade de Linhares, assim como outras áreas de municípios da Região Norte, receberão atenção especial do Governo do Espírito Santo e das prefeituras locais em projetos e ações de prevenção social. O objetivo é alcançar o público jovem, que está fora da escola e que vive em áreas vulneráveis, de alto índice de criminalidade. Hoje, pode-se afirmar que 41% das vítimas de homicídios são homens, com idade entre 15 e 24 anos, com 70% deles fora da escola.

"Há áreas específicas da Região Norte, mais ainda no município de Linhares, que precisam de mais atenção. O que precisamos fazer é focar nessas áreas vulneráveis, especialmente no público jovem, fora da escola e principal vítima da violência. São eles que precisam de nossa atenção e devem ser priorizados pelo Estado, pela Prefeitura e por todos os atores da sociedade civil que quiserem contribuir”, salientou o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, durante sua apresentação na Reunião de Avaliação de Indicadores em Segurança Pública, realizada na tarde desta terça-feira (03), no município de Linhares.

Durante sua apresentação, o secretário Martinelli destacou a importância de integração dos poderes públicos com a sociedade civil para atuarem em parceria em áreas que merecem maior atenção.

Ao final do evento, o governador Paulo Hartung destacou que o objetivo principal do encontro foi interiorizar o debate sobre a segurança pública no Estado. O governador disse que a articulação social precisa começar no Poder Executivo Estadual para produzir políticas públicas sociais e, consequentemente, atuar em parceria com os demais órgãos públicos de diferentes instâncias.

"A primeira tarefa é articular o Governo de uma forma profissional e transparente. Precisamos das demais instituições públicas do nosso Estado. Precisamos mudar leis e regimentos que estão desatualizados. Não existe no mundo exemplos bem sucedidos na área da segurança pública que não tenham contado com a presença das prefeituras e sociedade", destacou  Paulo Hartung.

Além do governador Paulo Hartung e de seu vice, César Colnago, nomeado coordenador geral das áreas sociais do Governo do Estado, estiveram presentes os prefeitos de Linhares, Nozinho Correa; e de São Mateus, Amadeu Boroto; os secretários de Estado de Educação, Haroldo Rocha; de Cultura, João Gualberto; de Comunicação, Andréia Lopes; o comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antônio; a chefe da Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo D'Isep; além de delegados de polícia civil e comandantes de companhias e batalhões da Polícia Militar.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, destacou a importância da realização da reunião no Norte do Estado. "Debater as ações de segurança pública com os prefeitos municipais e demais interlocutores da área de segurança reforça a integração dos esforços no trabalho contínuo de redução dos indicadores. O Governo do Estado está comprometido em baixar cada vez mais os registros de homicídios e crimes contra a pessoa e patrimônio e é importante encontrar soluções conjuntas para atingirmos nosso objetivo".

A Reunião de Avaliação de Indicadores em Segurança Pública aconteceu no Hotel Days Inn Linhares, no Centro da Cidade, entre 14 e 18 horas. Aproximadamente 100 pessoas participaram da atividade, incluindo lideranças da sociedade civil local. Antes de encerrar a reunião, o governador ouviu a todos os comandantes e delegados dos municípios da Região Norte.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça