Educação e geração de renda no Ocupação Social
Atividades que focam na educação e na geração de renda estão entre os principais focos do Ocupação Social. Essa nova política de prevenção à violência, em desenvolvimento pelo Governo do Espírito Santo, prevê a participação de toda a sociedade com ações que envolvam o jovem em novas oportunidades.
“Queremos atrair quem está fora da escola e sem trabalho. Um público com idade entre 15 e 24 anos, e que hoje representa 40% dos homicídios em nosso Estado”, destaca o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli.
Além das ações que serão desenvolvidas pelas instituições públicas estaduais, como as secretarias de Cultura, Esporte e Educação; também serão fomentadas oportunidades por parte das prefeituras parceiras, assim como por meio de atividades idealizadas por instituições privadas e da sociedade civil.
“Queremos envolver ao máximo a população capixaba dentro dessa proposta de implantação de uma cultura de paz no Espírito Santo. E só trabalhando juntos, com todos envolvidos, nós conseguiremos atingir esse objetivo”, afirma Martinelli.
Segundo o secretário, os projetos a serem elaborados precisam focar em atividades que atraiam o público jovem, trazendo oportunidade de aprendizado e de renda para essa população mais vulnerável socialmente e mais suscetível à violência.
“As áreas de educação, de geração de renda e de capacitação profissional são fundamentais para permitir que o jovem enxergue uma nova oportunidade. E ainda pensamos em atuar com o esporte, a cultura, a inclusão digital e com os serviços de acessibilidade ao Estado, levando cidadania e conhecimento a essa população”, explicou.
Dessa forma, o secretário Evaldo Martinelli acredita que o Estado vai estar priorizando o cidadão, oferecendo oportunidades e usando de recursos locais para envolver ao máximo as comunidades.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br